Há nomes de bebés proibidos pelo mundo fora, por razões variadas. Sabia por exemplo, que em Portugal não pode dar o nome de Rihanna à sua filha? Ou batizar o seu filho de Tom? Entretanto, os seus primos que moram nos Estados Unidos podem registar os seus bebés com os nomes Rihanna e Tom.
Mini Cooper e Nutella foram nomes de bebés proibidos em França. Lucifer foi proibido na Alemanha. Já no outro lado do oceano, só em 2018 nasceram 26 Luciferes.
No entanto, um nome que é proibido num país pode ser autorizado noutro. Este artigo é precisamente dedicado a nomes que foram proibidos a pais dar a bebés por esse mundo fora.
Fizemos uma seleção dos nomes que foram proibidos dar a bebés. Poderíamos por uma lista exaustiva, mas isso seria quase impossível pois a imaginação dos pais parece ser inesgotável.
Espreite a lista abaixo e entretenha-se com a “criatividade” de muitos dos nomes escolhidos e que foram rejeitados pelos respetivos países.
Adolf Hitler
Este nomes está totalmente proibido na Alemanha. Os nomes que possam estar sujeitos a humilhação, troça e bullying em geral, são proibidos na Alemanha.
Lucifer
Este nome foi igualmente proibido pelo governo alemão quando os pais indicaram ter sido a escolha para o seu recém-nascido. Em tribunal à porta fechada os pais acabaram por dar o nome de Lucian ao bebé.
Já nos Estados Unidos, só em 2018 foram registados 26 bebés com o nome de Lucifer.
Nutella
Aconteceu num tribunal em França. Alegando que seria contra os interesses do bebé dar o nome da marca de um creme de barrar, foi decidido proibir que os pais lhe dessem o nome de Nutella. Como os pais não compareceram à sessão, o tribunal decidiu alterar o nome do bebé para Ella.
Mini Cooper
Após um tribunal, também em França, ter rejeitado o nome Prince William, os pais decidiram que optariam então por Mini Cooper. Mais uma vez esta opção foi rejeitada. O tribunal alegou que ambos os nomes poderiam ser alvo de humilhação ou troça no futuro. Será que estes nomes de bebés proibidos seriam aceitados nos Estados Unidos?
No México é proibido dar este nome a um bebé. Email, Yahoo e Twitter são também nomes de bebés proibidos naquele país. Por outro lado, no Egito, alegadamente nasceu uma Facebook em 2011…O pai alegou a escolha devido ao papel desempenhado pela rede social no progresso do país.
Brfxxccxxmnpcccclllmmnprxvclmnckssqlbb11116
Estranhamente, este aglomerado de letras e números supostamente lê-se “Albin”. Segundo os pais que pretendiam registar o seu recém-nascido com esse nome, a escolha era “um desenvolvimento grávido, expressionista que encaramos como uma criação artística”. Porém, isto não foi o suficiente para que os tribunais suecos se convencessem que Brfxxccxxmnpcccclllmmnprxvclmnckssqlbb11116 era um nove viável.
J
Não, não é erro tipográfico. É mesmo só J. Os pais de um bebé na Suíça queriam homenagear dois dos avós, Johanna e Josef. Porém o tribunal não concordou e, em vez de J sugeriu Jo.
Cyanide (cianeto em português)
Segundo a perspetiva de uma mãe do País de Gales, Cyanide era uma escolha adequada para um dos seus gémeos recém-nascidos. Segundo esta mãe este nome tinha um aura positiva pois tinha sido o veneno que tinha matado Hitler. Preacher (pregador) era a escolha para o outro gémeo. Como o tribunal não tinha a mesma visão que essa mãe, decidiu que seria o meio-irmão dos gémeos a escolher os seus nomes.
1069
O quê, 1069 não é permitido nos Estados Unidos? É verdade. Esta é uma exceção porque aqui o caso envolveu um adulto e não um bebé. Quando um homem quis alterar legalmente o seu nome para 1069 nos Estados Unidos, o tribunal rejeitou a mudança pois os “nomes não podem ser números”. Os Estados Unidos são permisssivos, mas…
Escroto
Banido no México. Abstemo-nos de comentar pois os leitores poderão adivinhar o porquê…
IKEA
É uma loja tão querida por muita gente por esse mundo fora, decide prestar-lhe homenagem, dando o seu nome aos filhos. Nos Estados-Unidos tornou-se até moda, quando em em 1989 foram registados 89 bebés com o nome IKEA. E quem gostou muito da coleção Malm, por exemplo, partilhou do mesmo entusiasmo. Quem não se convence muito, é o país de origem da famosa loja – a Suécia – que não permite que esta seja usada como nome para um bebé.
Lego
Oh, sim, adorava os meus Lego em criança. A minha filha também. Agora, dar o nome de Lego a um filho…hmmm, deixei-me pensar no assunto. No entanto na Suécia, houve quem o decidisse fazer. E mais, o tribunal aprovou!
Gostou dos nomes de bebés proibidos que escolhemos? Tem um nome pouco usual que gostaria de dar ao seu bebé, mas não tem a certeza? Confira então a lista de bebés registados em Portugal do Instituto dos Registos e do Notariado.