Vai ser menino ou menina? Embora não possua um fundamento científico, usar a Tabela Maia pode, no mínimo, ser causa de umas boas gargalhadas enquanto se tenta descobrir qual é o sexo do bebé que vai nascer.
Muitos são os velhos “métodos” para adivinhar o sexo de um bebé. Há o teste da agulha, a Tabela Chinesa , o formato da barriga…
Um pouco pelo mundo, foram surgindo esses métodos, muito antes da chegada da tecnologia, quando só se sabia ao certo o sexo do bebé na altura do seu nascimento.
E a verdade é que foram passados de geração em geração e chegaram aos dias de hoje. E hoje em dia, mesmo com métodos tão avançados como as ecografias 4D, o facto é que é sempre divertido tentar adivinhar o sexo do bebé!
Como funciona a Tabela Maia?
A Tabela Maia para predizer o sexo do bebé foi feita através de cálculos matemáticos e um pouco de astronomia. Os Maias ficaram conhecidos por muitos talentos, nomeadamente para a matemática.
O método em que se baseia a Tabela Maia emprega a idade da mãe e o mês em que ocorreu a conceção para prever o sexo do bebé. É muito simples fazer os cálculos com esta tabela, como verá a seguir.
Se ambos os números obtidos forem par ou ímpar, a possibilidade vai para que tenha uma menina. Se obtiver um número par e outro ímpar ou vice-versa, irá tendencialmente ter um menino.
Na coluna à esquerda pode ver a idade da mãe no momento da conceção. Na linha horizontal superior, os meses do ano. Só tem de encontrar a junção das duas para saber se será uma menina(cor-de-rosa) ou um menino (azul).
Exemplo 1:
- Idade da mãe quando ocorreu a conceção: 29 anos
- Mês em que ocorreu a conceção: março (3)
- Sexo do bebé: menina
Exemplo 2:
- Idade da mãe quando ocorreu a conceção: 27 anos
- Mês em que ocorreu a conceção: outubro (10)
- Sexo do bebé: menino
Exemplo 3:
- Idade da mãe quando ocorreu a conceção: 34 anos
- Mês em que ocorreu a conceção: maio (5)
- Sexo do bebé: menina
Exemplo 4
- Idade da mãe quando ocorreu a conceção: 31 anos
- Mês em que ocorreu a conceção: dezembro (12)
- Sexo do bebé: menino
Voltamos a sublinhar que este método não está comprovado cientificamente e que só o seu obstetra lhe poderá dar um resultado fiável.
Contudo, se não consegue esperar para saber qual é o sexo do seu bebé, pode tentar adivinhar através da Tabela Maia. Pode usá-la como um entretenimento e depois ver se funcionou (afinal a possibilidade de eficácia é de 50%, pois só há 2 sexos!).