Se já tem ou teve um recém-nascido, sabe a parafernália de preparativos até ao momento em que abre a porta da rua para sair. Fraldas, toalhitas, saco do bebé, muda-fraldas, brinquedos, biberões…A lista para sair com um recém-nascido é longa. Há quem diga que se assemelha a preparar as malas para ir de férias.
Sair com um bebé de poucos dias ou semanas exige preparativos, sem dúvida. Faz-nos necessitar de mais tempo até poder sair de casa. Contudo, não tem que ser uma enorme complicação.
Com 10 práticas dicas para sair com um recém-nascido, poderá minimizar eventuais stresses e poupar algum tempo.
Compiladas a partir de conselhos de “quem já passou por elas” (Ah! E até repetiu!), estas dicas vão tornar as saídas com o seu recém-nascido mais fáceis.
1. Mantenha tudo o que necessita no carro ou à mão
Se sai de carro com maior frequência, então o melhor é manter um stock de tudo o que o seu bebé necessita na mala do carro. Se tem um carrinho extra, por exemplo, mantenha-o no carro. Fraldas, muda-fraldas, toalhitas, brinquedos, mudas de roupa, tudo isso pode estar no carro, pronto a utilizar. Assim não terá que estar a preparar o saco do bebé sempre que sai.
Se sai mais vezes a pé, o princípio aplica-se. Mantenha sempre o saco do bebé pronto a pegar e arrancar. Vai poupar tempo e os seus nervos.
2. Dê de mamar antes de sair
Esta dica é muito importante pois ao amamentar o bebé antes de sair, diminui a hipótese de ter que o fazer enquanto está fora de casa. Simultaneamente, o seu bebé irá estar bem e satisfeito durante mais tempo.
Se o seu bebé é alimentado com biberão e a saída não é muito demorada, ao dar-lhe o biberão antes de sair, não necessitará de levar leite de fórmula, aquece-biberões e afins.
3. Estabeleça uma rotina
A vida com um bebé recém-nascido, vira no início as nossas rotinas do avesso. Os horários estão sujeitos a mudanças constantes porque o bebé teve cólicas ou acordou mais vezes para mamar ou manteve-se a dormir mais um pouco.
Por isso mesmo, é importante que procure estabelecer uma rotina para as saídas. Escolha uma altura do dia em que o bebé esteja normalmente mais tranquilo. Quando for um pouco maior e com uma rotina de sono mais bem definida, torna-se mais fácil escolher a altura de saída.
4. Tudo no seu lugar
Sem dúvida! Ter um lugar para cada artigo do bebé que leva para sair é fundamental. Desta forma. não terá que andar atrás de tudo à última hora e enervar-se sem necessidade. Quando então a falta de sono aperta, irá agradecer a si próprio não ter que andar a tentar lembrar-se onde pôs as coisas.
5. Saídas o mais curtas possível
Claro que estamos a dizer o obvio, mas não custa lembrar. Quanto menos tempo estiver fora de casa, menores as possíveis complicações. Necessitará ainda de levar menos equipamento para o bebé consigo. Assim, se tem que ir a duas lojas, procure ir duas vezes. Não terá ainda que andar constantemente dentro e fora do carro ou do transporte público com o bebé.
6. Reponha tudo ao voltar a casa
Pode parecer extremamente aborrecido, mas irá agradecer a si próprio mais tarde. Ao chegar a casa, logo que possível volte a repor tudo o que usou com o bebé, como toalhitas, roupa, fraldas… Deixe tudo preparado para voltar a sair. Nunca se sabe se vai ter que sair à pressa e esquecer alguma coisa como fraldas, por exemplo!
7. Menos pode ser mais
Provavelmente nas primeiras saídas com o seu bebé leva a casa às costas, como mencionámos acima. Talvez não necessite de tantas coisas afinal. Procure ver realmente o que é que necessita e o que é que pode ficar em casa. Se for só dar um pequeno passeio, por exemplo, se calhar só necessita de uma fralda, uma babete e umas toalhitas. Afinal não vai estar muito tempo fora de casa e pode preocupar-se menos e desfrutar mais.
Ah! E claro, não se esqueça de mudar sempre a fralda ao seu bebé antes de sair.
8. Informe-se antecipadamente
Se vai a um lugar desconhecido com o seu bebé procure saber antecipadamente se tem acesso a um local tranquilo para amamentar, equipamento para aquecer o biberão, muda-fraldas, etc. Assim poderá munir-se de tudo o que poderá necessitar, minimizando assim a possibilidade de situações incómodas.
9. Esteja preparado para imprevistos
Ao calcular o tempo que necessita para estar pronto com o bebé a saírem de casa, dê pelo menos mais 20 minutos. Além ter que preparar o bebé, poderá ter que lhe mudar a fralda à ultima hora, dar-lhe de mamar ou acalmá-lo. Esteja preparado para imprevistos pois assim vai garantir uma maior tranquilidade.
10. Saia de casa
Mesmo que não se sinta totalmente preparado, saia de casa. Com o tempo, habitua-se a preparar tudo de forma mais rápida e eficiente e a confiança aumentará. Saberá ainda o que realmente é indispensável e o que não é. O importante mesmo é sair, nem que seja só para ir dar um pequeno passeio.
Artigo baseado em Healthline