A revista Veja divulgou os 20 nomes mais usados em crianças nascidas no Brasil este ano, com base num levantamento realizado pelo BabyCenter Brasil.
Tendências femininas e masculinas dos nomes mais registados no Brasil
No que aos nomes femininos diz respeito, Helena lidera a tabela, pelo terceiro ano consecutivo. Seguem-se Alice e Laura, que ocupam o segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Os nomes apurados na lista remetem para um certo favoritismo para nomes que remetam para figuras heroicas, como o caso de Helena – princesa de Esparta que foi raptada e deu origem à Guerra de Troia -, e outras figuras de caráter forte, como Bella (diminutivo de Isabella).
Além disso, foi possível compreender que a cultura do próprio país marcado por mulheres com personalidade forte teve influência na escolha dos nomes femininos, como é o caso de Clarice e Elis (ainda que estes não apareçam no Top 10).
Também no caso dos rapazes, os nomes que remetem para significados religiosos e que têm ligações à mitologia grega estão presentes nos primeiros 10 resultados. De acordo com o site, Miguel é o nome mais comum há 10 anos. Arthur e Heitor ocupam o segundo e terceiro lugar da tabela.
Caio, Augusto, Dante, Thales e Apollo não se encontram no Top 10, mas representam o gosto e preferência por nomes cujas origens remetem à Grécia Antiga e Roma.
Conheça o top 10 de cada sexo e clique nos nomes para conhecer o seu significado.
Top 10 de nomes de meninas no Brasil em 2020
- 1 – Helena
- 2 – Alice
- 3 – Laura
- 4 – Manuela
- 5 – Isabella
- 6 – Sophia
- 7 – Luísa
- 8 – Heloísa
- 9 – Liz
- 10 – Cecília
Top 10 de nomes de meninos no Brasil em 2020
Nomes comuns no Brasil e em Portugal em 2020
Nos nomes femininos não parece haver ligações. Contudo, o caso muda de figura quando se observam os nomes masculinos.
Gabriel também faz parte da lista de nomes mais comuns em Portugal em 2020, aparecendo em sexto lugar. Mais à frente, na 10ª posição, é possível encontrar-se Miguel. O sonhador, idealista, emocional e lutador de grandes causas Davi começa a ganhar força em solos lusitanos. Tal como Davi existem outros que galgam terreno e atravessam o oceano, encontrando nova residência em Portugal.
Os nomes que constam da lista de nomes comuns no Brasil em 2020 surgiram da análise e observação de tendências a partir dos registos de nascimento de mais de 340 mil bebés na plataforma BabyCenter.
14 de dezembro de 2020