Quando aceitámos o desafio proposto pela Beira Baixa.pt para conhecermos as praias fluviais da Beira Baixa, confesso que não sabíamos muito bem o que iríamos encontrar. Mas uma coisa era certa: este era um desafio muito aliciante para nós. Por isso, foi com muito prazer que nos fizemos à estrada e que mergulhámos nas águas de quase todas as praias fluviais que visitámos.
Tendo vivido sempre muito perto do mar, as praias fluviais nunca seriam a nossa primeira escolha quando pensávamos em conhecer um lugar novo. Isso foi até agora! Porque, agora percebemos que existem praias fluviais muito bonitas e que merecem uma visita, já para não dizer que os miúdos ficaram completamente rendidos às praias.
Quanto à Beira Baixa, também nos surpreendeu com a sua beleza, com a grande oferta de locais interessantes para visitar e, claro, com as suas maravilhosas praias fluviais.
Assim, fizemos uma lista das 8 praias fluviais que mais gostámos de conhecer.
Zona Balnear do Pêgo ou Praia Fluvial de Penha Garcia – Idanha-a-Nova
Adorámos a envolvência desta praia fluvial. Esta é mesmo uma das praias(quanto a nós) mais bonitas da Beira Baixa. Limpa, bem cuidada, com uma zona de água baixinha para os mais pequenos e uma mais funda para os maiores e até uma queda de água a completar. A praia não é muito grande, mas tem muita vegetação e sombras. É uma praia realmente bonita e agradável.
Não se encontra sinalização para a praia, pelo que, além do GPS, o melhor é ir perguntando direções. Foi o que fizemos.
- Fácil estacionamento
- Acesso razoável
- Bom espaço verde
- Sombras
Praia Fluvial da Cerejeira ou Couca – Proença-a-Nova
Esta praia também ficou bem no topo das praias das quais mais gostámos. Aliás, esta praia foi a preferida da nossa miúda porque tinha areia! É uma praia fluvial que faz lembrar as praias de mar porque tem um grande areal. A nossa miúda fartou-se de brincar à beira da água. Enquanto o nosso miúdo nadava e mergulhava, nós controlávamos tudo a partir da esplanada do simples, mas muito simpático, bar da praia que fica no areal. Com uma zona mais funda e outra mais baixinha para os mais pequenos, a praia é mesmo ideal para famílias. Adicionalmente, encontrava-se limpa e cuidada e com vigilância.
- Fácil estacionamento
- Acesso fácil
- Razoável espaço verde
- Sombras
- Bar
- Praia com vigilante
Praia Fluvial da Fróia – Fróia, Proença-a-Nova
Uma das mais antigas praias fluviais do país, a praia de Fróia, é também considerada Qualidade de Ouro pela Quercus. É uma praia bonita e agradável. Não tem areia, mas possui vários locais para estender a toalha, assim como alguns guarda-sois. Tem também uma parte verde com algumas sombras. A zona dos banhos é enorme e as águas transparentes e cristalinas. Na água há também uma parte muito baixinha para as crianças mais pequeninas. A praia está limpa e bem cuidada.
- Fácil estacionamento
- Acesso fácil com escadas
- Razoável espaço verde
- Sombras
- WC
Praia Fluvial do Malhadal – Proença-a-Nova
Esta praia é uma das mais bonitas e floridas de todas as que vimos e foi-lhe também atribuída Qualidade de Ouro pela Quercus. A praia tem vários espaços verdes e duas grandes piscinas, uma para crianças pequenas e outra para adultos. Para os mais aventureiros, um mergulho diretamente na albufeira, como fez o nosso miúdo mais velho, não pode faltar! Embora seja muito bonita, esta praia fica numa zona acidentada pelo que tem algumas escadas no acesso à mesma e à zona da restauração. Pode, pois, não ser ideal se levar um carrinho de bebé, por exemplo. A praia é muito sossegada, limpa e bem cuidada e com vigilância.
- Fácil estacionamento
- Acesso fácil
- Espaço verde
- Sombras
- Parque de merendas
- Bar
- WC
- Praia com vigilante
Praia Fluvial de Benquerença ou Moínho – Penamacor
Esta praia tem um enorme relvado com sombras e muito espaço para as crianças correrem e brincarem. A praia é muito grande e tem também uma parte baixa na água para as crianças. Com parque infantil e bar, é uma praia muito agradável para um piquenique. O acesso é muito fácil e o parque de estacionamento é enorme. A praia é limpa e bem cuidada.
- Fácil estacionamento
- Acesso fácil
- Amplo espaço verde com extenso relvado
- Sombras
- Parque infantil
- Bar
- WC
Praia Fluvial Açude Pinto – Oleiros
Sem dúvida, esta foi uma das melhores praias que visitámos e também reconhecida com Qualidade Ouro pela Quercus. Limpa e cuidada, com amplos espaços, piscina para adultos e para crianças, possui águas transparentes e uma área com areia para as brincadeiras dos mais novos. Talvez por isso tudo, esta tenha sido uma das praias onde encontrámos mais pessoas e tenhamos percebido bem a razão para tal. Sem dúvida que esta é uma praia com excelentes condições para famílias.
- Fácil estacionamento
- Acesso fácil
- Amplo espaço verde
- Sombras
- Parque infantil
- Bar
- WC
- Parque de campismo próximo
- Praia com vigilante
Praia Fluvial Alvito da Beira – Proença-a-Nova
A praia do Alvito da Beira é também muito agradável, com uma boa zona de banhos, mas com espaço algo reduzido para esticar a toalha. Pelo que nos apercebemos, não havia uma área de piscina menos profunda para as crianças.
- Estacionamento razoável
- Acesso fácil
- Bom espaço verde com extenso relvado
- Sombras
- Parque infantil
- Bar
- WC
Praia Fluvial de Cambas – Oleiros
A Praia Fluvial de Cambas é enorme, com um extenso espaço verde, muita sombra e até zonas de merendas. Dispõe também de uma pequena área com areia e de uma zona de banhos mais baixinha para os mais pequenos. A praia estava quase vazia. Achámos que esta praia tem um potencial fantástico, porque é enorme e cheia de sombras o que a torna muito agradável. Contudo, quando a visitámos não estava cuidada e limpa como poderia estar e por isso ficou no final da nossa lista.
- Fácil estacionamento
- Acesso fácil à praia
- Bom espaço verde com extenso relvado
- Sombras
- Mesas de merenda
- Bar
- WC
Os hotéis onde ficamos na nossa viagem:
Mais artigos que podem ajudar numa visita à Beira Baixa:
A nossa visita à Beira Baixa foi em 2020 e teve o apoio da Beira Baixa.pt .