Ser uma recém-mamã (e papá) é uma das tarefas mais desafiantes que podem existir. Em primeiro lugar, a sua vida muda do dia para a noite, literalmente! É-lhe posto nos braços um ser pequenino que tem que cuidar durante 24 horas do dia. Ah! E sem manual de instruções. É que por mais livros que leia e webinars que assista, cada recém-nascido é único! Por isso, há estratégias que funcionarão com um bebé que não funcionarão com outro bebé.
Assim, tudo o que uma recém-mamã quer ouvir são palavras de apoio e encorajamento. Além de todas a s dúvidas que podem surgir-lhe, há a falta de sono e descanso e as infindas novas responsabilidades. E tudo repentinamente!
Por isso por mais bem-intencionados que sejam os seus comentários quando falar com uma recém-mamã, poderá estar a ofendê-la ou a afetar a sua autoestima sem saber. O mesmo se aplica para os conselhos não solicitados! Quer 30 coisas a nunca dizer a uma recém-mamã? Então continue a ler.
2000 mães indicam o que nunca dizer a uma recém-mamã
Uma sondagem de 2017 conduzida por Channel Mum, um portal online dedicado à parentalidade, contou com 2000 participantes, todas elas recém-mamãs. As participantes forma questionadas sobre o que, na sua opinião, nunca se deve dizer a uma recém-mamã. O jornal britânico Independent publicou as respostas das participantes.
As respostas foram muito variadas e algumas até inesperadas à primeira vista. É que embora alguns comentários sejam formulados provavelmente com a melhor das intenções, outros são críticas e de forma bastante óbvia.
Por exemplo, dizer que “a mama é definitivamente o melhor”, referindo-se à amamentação, pode parecer à partida, inocente. Mas dizer isto a uma mãe que está com imensos problemas com a amamentação e vê-se forçada a desistir, é no mínimo, mau. Imagine como se sentirá essa mãe! Vai de certeza sentir-se uma incompetente como mãe. Aliás, estará a dizer a essa mãe algo que ela já sabe perfeitamente. Agora, imagine essa mãe a ouvir isto estando exausta e com um pouco de baby-blues!
Outro tipo de comentários como: “eu nunca deixaria o meu filho consumir açúcar” é uma crítica explícita. Não será pelo facto de proferir essa crítica que vai mudar comportamentos. Pelo contrário. Só vai causar irritação a uma mãe já exausta e que tenta fazer o melhor pelos filhos. O pediatra encarrega-se de tratar do assunto. Afinal, é ele o especialista.
“Ah! Ainda não começou a andar?” Este é outro comentário bastante comum e que não é nada agradável de ouvir. Todas as crianças adquirem novas competências dentro de um intervalo de tempo alargado. Há aquelas que começam a andar muito cedo e a falar muito tarde. E vice-versa. Por isso, evite a todo o custo proferir um comentário daquele género pois irá gerar irritabilidade por parte da outra mãe.
“As palavras são uma arma poderosa…”
“As palavras são uma arma poderosa e algumas destas frases irão afetar seriamente a autoestima de uma mãe”, comentou um porta-voz da Channel Mum àquele jornal. “Quer essas frases sejam ditas acidentalmente, de forma infeliz ou de propósito, não ajudam a pessoa que as diz ou a pessoa que as recebe”.
Relativamente a quem fez os comentários ou críticas indesejados, a maioria foram, pois,…outras mães. Deste grupo, imagine, 16% admitiram terem sido acusadas de serem competitivas. Por sua vez, 25% admitiram que tinham consciência de estarem a dizer algo que iria aborrecer a outra mãe. Por outro lado, mais de 25% das inquiridas comentou que as sogras também faziam comentários sem pensarem no que iam dizer.
30 coisas a nunca dizer a uma recém-mamã
- Ele [o bebé] é um bocado difícil de lidar, não é?
- Eu nunca deixaria o meu filho comer açúcar
- O meu pequenino dormir 12 horas esta noite
- A mama [amamentação] é definitivamente o melhor
- Estás a estragar o teu filho
- Não te sentes culpada por voltar para o trabalho? [após a licença de maternidade]
- Ás 9 da manhã já tinha tudo limpo e a comida preparada
- Dar um iPad a uma criança é simplesmente parentalidade preguiçosa
- Oh, ainda não começou a andar?
- Eu não deixaria o meu filho ver tanta TV
- Estás com um ar cansado; os miúdos andam a ser difíceis?
- Não sonharia em dar uma chupeta ao meu filho
- Qualquer comentário que comece com “quando o meu filho tinha a idade dele…”
- Acho que está só a manipular-te porque és a mãe dele
- O meu filho come literalmente qualquer coisa
- Oh, ainda não fala?
- Oh, ainda não se consegue sentar?
- O professor disse que o meu filho está X anos avançado para a idade na leitura e escrita
- Oh, o teu filho não foi convidado para a festa deles?
- O meu filho deixou de fazer xixi na cama muito antes de X idade
- Nunca deixaria que o meu filho faltasse a uma excursão da escola
- O meu filho come sempre a fruta e legumes sem fazer resistência
- Não acredito que X consiga já contar até 10
- O meu filho já sabe ir à sanita
- Bem. ele é muito esperto
- O meu filho não teria dificuldades em ler as palavras desse livro
- És muito corajosa em educar o teu filho dessa forma…
- Nunca compraria um fato de Natal; vou fazer o meu à mão
- Eu não seguro no meu filho dessa maneira
- Fazemos sempre as refeições juntos em família
Surpreendido com alguns comentários ou críticas desta lista? Pois é, uma recém-mamã, como vimos, já faz o seu melhor. Está provavelmente continuamente exausta, e cheia de dúvidas e inseguranças. Por isso, na próxima vez em que conversar com uma recém-mamã, principalmente uma de primeira viagem, não se esqueça de lhe lembrar o quanto ela é maravilhosa!
Referência: Jornal Independent ; Portal Channel Mum