O objetivo fundamental dos cuidados pré-natais é prevenir problemas de saúde que possam interferir no seu bem-estar e do seu bebé.
Para além deste objetivo, estes cuidados procuram:
- Prepará-la conveniente para o parto e para a maternidade sensibilizando-a para alguns comportamentos e cuidados preventivos que deve adotar de forma a garantir, dentro do possível, um desenvolvimento saudável do seu bebé;
- Promover a amamentação natural como a melhor forma para alimentar o bebé durante os primeiros 6 meses da sua vida, de acordo com as indicações da Organização Mundial de Saúde;
- Estimular os laços afetivos entre a família e o bebé:
- Promover a sua autoestima.
A gravidez é um momento onde um grande número de intervenções preventivas são verdadeiramente efetivas. A maioria consiste em identificar um risco e aplicar o nível de vigilância apropriado.
Os testes de rastreio, nomeadamente os testes pré-natais não invasivos, podem ser realizados numa fase precoce da gravidez (9 semanas + 0 dias) e permitem identificar de forma rápida e segura o risco de trissomias no bebé.
O ritmo de consulta recomendado pela Direção Geral de Saúde prevê uma consulta mensal da 8ª semana até a 36ª semana, seguida de consulta semanal até ao parto, num total de cerca de 12 consultas.
Quanto mais cedo realizar a primeira consulta após suspeitar que está grávida, melhor.
A primeira consulta da gravidez está associada a uma diminuição do risco de parto pré-termo porque:
- Permite uma datação mais correta da gravidez;
- Avalia o risco de patologias que possam conduzir a uma decisão de aborto dentro do quadro legal;
- Poderá ser prescrita a suplementação de ácido fólico (caso ainda não o esteja a tomar);
- Permite determinar o seu grupo sanguíneo e a necessidade de lhe ser administrada imunoglobulina Rh;
- Se pode informar como pode e deve evitar a exposição a fatores patogénicos.
Os cuidados pré-natais incluem, também, aconselhamento sobre álcool, tabaco, drogas, medicamentos, exposição a raios-X e outros tipos de radiação, condições de trabalho, alimentação, medidas para prevenir a toxoplasmose, sinais de alarme a que deve estar atenta durante a gravidez ou o uso do cinto de segurança.
Aproveite a consulta para esclarecer todas as dúvidas e aconselhar-se sobre a melhor forma de manter uma gravidez saudável e feliz.