Todos os meses, o seu corpo passa por alterações hormonais que o preparam para uma eventual fecundação e gravidez (por norma, de 28 em 28 dias inicia-se um novo ciclo menstrual). Antes da hemorragia menstrual, ocorrem múltiplas transformações no seu corpo que, caso o óvulo seja fecundado, darão origem a uma nova vida.
A duração do ciclo menstrual varia de mulher para mulher e mesmo na própria mulher, de mês para mês, de acordo com factores como picos de stress emocional e/ou físico, oscilações bruscas de peso ou doenças mais severas.
O processo pelo qual o seu corpo se prepara todos os meses para uma eventual conceção pode ser resumido nas fases seguintes:
- Nos primeiros 7 dias do ciclo menstrual, alguns folículos começam a crescer e a amadurecer (minúsculo saco de células imaturas com um óvulo também imaturo no centro).
- Por volta do 7º dia do ciclo menstrual, os folículos param de crescer e começam a degenerar, com a exceção de um. O folículo remanescente continua a crescer e a nutrir o óvulo em desenvolvimento no seu interior.
- Por volta do 12º dia do seu ciclo menstrual, o folículo segrega e liberta uma grande quantidade de estrogénio na corrente sanguínea.
- Por volta do 14º dia do seu ciclo menstrual, a presença da hormona luteinizante (LH) induz o rápido crescimento do folículo. O folículo incha, rompe-se e liberta o óvulo amadurecido (que contêm o seu material genético e que, em conjunto com o material genético do pai, dará origem ao bebé), ou seja, dá-se a a ovulação. Se for libertado mais do que um óvulo poderá engravidar de gémeos fraternos, bebés gerados a partir de dois óvulos e fertilizados por dois espermatozóides independentes.
- O óvulo amadurecido é lançado no tubo uterino que liga o ovário ao útero (Trompa de Falópio) onde aguarda a chegada de um espermatozóide que o fecunde.
- O folículo agora vazio transforma-se no corpo lúteo (corpo amarelo) produzindo grandes quantidades de progesterona (hormona do corpo lúteo que segrega as glândulas e prepara as camadas superficiais para a implantação do óvulo fertilizado) e, em menor quantidade, estrogénio (hormona do folículo que promove a reconstituição da membrana da mucosa uterina após cada hemorragia menstrual).
- O óvulo maduro vive entre 12 a 24 horas. Se não for fertilizado por um espermatozóide, a ação da progesterona é travada pela glândula pituitária.
- Os vasos sanguíneos da mucosa uterina (endométrio) entram em contração e esta começa a degenerar.
- Um ou dois dias após o relaxamento, o sangue corre através do tecido da membrana mucosa expulsando-a com a hemorragia menstrual.
Durante a sua idade fértil, o seu corpo vai repetir este processo todos os meses na expetativa de gerar uma nova vida.