Menina ou menino, como tudo acontece. A mãe e o pai contribuem, cada um, com 23 pares de cromossomas cujo núcleo guarda o código de DNA de cada um dos pais. Destes, só um par (o dos cromossomas sexuais) é que determina se irá gerar uma menina ou um menino.
Enquanto que as meninas têm dois cromossomas X (XX), os meninos têm um cromossoma X e um cromossoma Y (XY).
Os óvulos da mulher, devido à forma como são produzidos, contêm apenas o cromossoma X enquanto que os espermatozoides podem conter o cromossoma X (feminino) ou o cromossoma Y (masculino).
Como é determinado o sexo do bebé?
Quando o óvulo é fertilizado pelo espermatozoide, os cromossomas de ambos os progenitores misturam-se e, de acordo com o cromossoma sexual do espermatozoide, estará grávida de uma menina (se o cromossoma sexual do espermatozoide que fecundou o óvulo for X) ou de um menino (se o cromossoma sexual do espermatozoide que fecundou o óvulo for Y).
Menina ou menino? O género e o desenvolvimento do bebé
Por volta da 7ª semana de gestação, os ovários e os testículos começam a formar-se. Durante este período inicial, o aspeto externo entre meninas e meninos é muito semelhante uma vez que os órgãos sexuais de ambos partilham a mesma estrutura base.
A partir da 9ª semana da gravidez, os órgãos sexuais começam a desenvolver-se de forma diversa de acordo com o sexo cromossómico do bebé (determinado no momento da conceção). É este o motivo pelo qual cabe ao pai a definição do sexo do bebé:
Nas meninas
A estrutura vaginal e os ovários estão completamente desenvolvidos por volta da 22ª semana da gravidez. Nos seus minúsculos ovários, já está presente a reserva de óvulos que a sua filha terá à disposição durante a vida.
Nos meninos
O pénis começa a alongar-se. Cerca da 12ª semana da gravidez, o escroto (bolsa de pele que irá conter os testículos) começa a formar-se. Por volta da 22ª semana, o escroto está completamente desenvolvido e os testículos já contêm milhares de espermatozoides imaturos.
Uma vez que os testículos se desenvolvem na zona abdominal, começam a descer até ao escroto, onde se posicionam no final da gravidez ou, em alguns casos, após o nascimento.
Devido a estes estádios de desenvolvimento, só a partir da 17ª semana de gestação é que conseguirá ver o sexo do bebé com alguma certeza através de uma ecografia (por norma, a ecografia do 2º trimestre).