Para garantir que o seu filho brinca e cresce em segurança, convém fazer uma inspeção periódica ao estado de conservação dos brinquedos. Para além disso, há alguns aspetos que deve ter em conta na hora de comprar um brinquedo novo.
Algumas questões para as quais deve estar particularmente alerta:
- Atenção às peças pequenas que podem ser engolidas ou inaladas (especialmente para crianças menores de 4 anos).
- Todas as peças constituintes dos brinquedos devem estar solidamente coladas e não apresentar sinais de desgaste.
- Os bonecos e mascotes de peluche devem ter as costuras firmes e bem seguras. Caso detete algum rasgão, deve ser remendado de imediato para evitar que a criança sufoque com o enchimento.
- Atenção a brinquedos e acessórios inflamáveis (como as fantasias de carnaval, por exemplo).
- Os brinquedos não devem ser pontiagudos ou ter qualquer outra forma que possa magoar a criança caso esta caia indevidamente sobre o brinquedo, por exemplo.
- Atenção aos brinquedos com cordas, fitas ou fios.
- Cuidado com os brinquedos a pilhas. Certifique-se que os parafusos estão corretamente apertados e que as pilhas não estão danificadas (existe sempre o perigo de a criança levar o brinquedo à boca e se poder intoxicar com os resíduos das pilhas).
- Quando comprar brinquedos para o seu filho, verifique se cumprem ou não as normas de segurança da Comissão Europeia e inspeccione-o cuidadosamente para garantir que não haverá nenhum perigo em potencial.