1. Tónus muscular
Quando caminha dentro de água ou nada faz mais esforço o que acaba por se tornar num bom exercício físico. A ondulação e a quebra da água salgada no corpo massajam e tonificam os músculos, promovem a drenagem linfática e fazem um ligeiro efeito esfoliante na pele, melhorando o seu aspeto e nível de hidratação.
A presença de cálcio, zinco, silício e magnésio na água do mar torna-a num excelente tratamento para doenças como a artrite, osteoporose e o reumatismo.
Fazer praia, aproveitar o sol e mergulhar lentamente no mar, ajuda a minimizar as dores musculares, renova as forças e traz muitos outros benefícios para a saúde.
2. Pele
Os sais minerais da água do mar e o sol regeneram e ajudam a pele a libertar-se das impurezas acumuladas durante as estações mais frias. O efeito drenante da água salgada melhora o tónus muscular e tem um efeito revigorante enquanto purifica e hidrata a pele.
Os banhos de mar frequentes também melhoram o bronzeado, tornando-o mais uniforme e duradouro. Não se esqueça de proteger a pele com protetor solar sempre que sair da água! O facto de estar na água não quer dizer que a pele possa ficar desprotegida uma vez que os raios UV também passam pela água.
3. Energia e boa disposição
O estímulo sobre os sistemas nervoso e circulatório, somado ao efeito dos iões negativos do ar marinho, produzem uma sensação de bem-estar físico e relaxamento.
Os tratamentos com água salgada são, por isso, uma excelente alternativa para diminuir o stress e promover a boa disposição. Se aliarmos estes benefícios naturais da água do mar a dias de descanso e férias, a sensação de bem-estar e boa disposição disparam!
4. Circulação sanguínea
Passear na zona de rebentação do mar tem benefícios evidentes sobre a circulação sanguínea periférica das pernas ao estimular a circulação, o relaxamento muscular e a resistência dos tecidos.
O exercício físico e a estimulação provocada pelas ondas aumentam o fluxo sanguíneo da camada superficial da pele, o que aumenta a oxigenação das células proporcionando uma sensação de bem-estar e de leveza.
5. Metabolismo
O iodo presente na água estimula na tiroide, glândula responsável pela regulação do sistema metabológico.
Ao entra na água do mar, mais fria do que o ambiente exterior, a diferença térmica estimula o seu corpo: o ritmo metabólico aumenta, a circulação sanguínea intensifica-se e os seus sentidos ficam mais alerta. Tudo isto contribui para que se sinta mais animada e positiva.