O regresso ao trabalho no pós-parto
Pensar no dia em que terá que regressar ao trabalho e na necessidade de deixar o seu filho entregue aos cuidados de outra pessoa/instituição, é um momento de tensão emocional e de angústia. Para além dos sentimentos com que terá que lidar, há questões práticas nas quais deve pensar atempadamente e que facilitam a transição nos cuidados prestados ao bebé.
Ainda durante a gravidez, é aconselhável procurar e decidir onde ficará o bebé após a licença por maternidade. Para além das condições físicas e ambientais, é fundamental que compreenda a forma e a atenção dada aos cuidados prestados às crianças. se se sentir segura e confiante, a separação será menos traumatizante.
Se ainda amamenta o seu bebé exclusivamente ao peito, está na hora de o preparar para se alimentar pelo biberão. Convém fazê-lo com 2-3 semanas de antecedência porque nunca se sabe como irá o bebé reagir à mudança. Poderá ser necessário algum tempo e paciência para que aceite o biberão. Se estava habituada a extrair o leite e a deixar outra pessoa alimentá-lo, esta mudança poderá ser mais tranquila.
Registe numa agenda as principais rotinas do bebé. A hora para comer, quando faz a sesta. Assim, pode informar quem vai cuidar do bebé sobre os seus hábitos. Também é importante que fale da personalidade do seu bebé e da forma como reage a determinadas questões. Para o bebé, a mudança será mais subtil na medida em que o ritmo das suas atividades se mantém inalterado.
Preparem-se para a separação. Duas ou três semanas antes da data de regresso ao trabalho, deixe o bebé aos cuidados de quem ficará com ele (os avós, a ama, ou na creche) durante 1 hora por dia e, progressivamente, aumente o tempo de separação.
Antes de o deixar, converse com o bebé e apresente-o à pessoa com quem vai ficar (no caso de se tratar de alguém fora do ambiente familiar, como a ama ou a educadora), brinquem alguns minutos em conjunto e deixe o bebé confortável. Depois saia, despedindo-se carinhosamente, calma e serenamente. Quando o vier buscar, regresse sempre com um sorriso. Transmita ao seu bebé essa sensação de alegria positiva
Desta forma, enquanto ambos se preparam emocionalmente para a separação, o bebé também tem oportunidade de se adaptar ao novo ambiente e às pessoas que vão cuidar dele de forma gradual e integrada.