Viajar também é conhecer pessoas, lugares e histórias, estejam eles mais ou menos longe de casa. E para mim, uma das coisas mais importante quando saio de casa é mesmo estar em família. Mas também é verdade que cada vez se torna mais difícil encontrar actividades que consigam satisfazer todas as faixas etárias presentes!
Geocaching, a caça ao tesouro moderna
Uma das minhas mais recentes e interessantes descobertas foi precisamente o geocaching
O primeiro contacto que tive com esta actividade foi a convite da minha irmã mais nova. Entre tios, sobrinhos, primos e filhos as faixas etárias do grupo íam dos 4 aos 40 anos. E a paixão foi imediata.
Desde esse dia para cá, e aproveitando o tempo tão agradável que se tem sentido por cá, tenho feito algumas caches com os meus filhos e alguns amigos. As nossas manhãs de sábado e domingo nunca mais foram as mesmas!
Mas afinal o que é o geocaching? Eis as premissas base
- é grátis
- é para ser jogado ao ar livre
- está mundialmente difundido
- qualquer pessoa pode jogar
E estas são as regras do jogo
- Alguém (normalmente quem conhece muito bem o local) esconde uma cache – pequena caixa com papel para deixar o nome e a data. Tenho encontrado muitas caixinhas cilíndricas dos rolos fotográficos, mas também já descobri algumas caixas maiores que tinham pequenos presentes (quem quiser pode trocar por outro de igual valor)
- Alguém (com ajuda de um aparelho com ligação GPS e algumas pistas deixadas na internet) vai tentar encontrar a caixa e deixa lá o registo dessa visita.
O objetivo, ou seja, a recompensa, é apenas esse – descobrir uma cache escondida. Até porque em regra geral ela está em locais muito bonitos e tantas vezes esquecidos ou até pouco acessíveis.
Os esconderijos podem e devem ser “esquisitos”, tais como: bancos de jardim, placas de sinalização, troncos de árvore, lagos, caixas de água, postes de electricidade…
Numa época recheada de tablets, jogos de consolas, portáteis e telemóveis tatéis para mim este jogo consegue aliar o melhor do passado e do presente e tem muitas vantagens.
A começar pelo custo (gratuito), mas também por ser uma actividade para ser praticada ao ar livre, em qualquer aldeia ou cidade do mundo, e claro é completamente segura e divertida para todas as idades.
Experimentem e deixem-me os vossos comentários!
Mais informações em
www.geocaching.com
www.geopt.org
Joana Batista autora do blog Viajar em Família