A otite serosa é uma doença que se desenvolve quando o ouvido médio fica cheio de um muco espesso, semelhante a cola. Normalmente, a audição é afetada porque os sons não conseguem ser transmitidos aos órgãos do ouvido interno.
Causas da otite serosa
Quando o ouvido produz muco em excesso, este acumula-se na trompa de Eustáquio. No caso das crianças mais pequenas, até aos 8 anos de idade, a trompa de Eustáquio é estreita e entope com facilidade.
Se a inflamação do ouvido médio não for bem tratada (complicação dolorosa de uma infeção do trato respiratório superior, como uma constipação comum, ou uma infeção da garganta, como a faringite e a amigdalite), poderá manifestar-se uma otite serosa.
Sintomas da otite serosa
- A criança pode queixar-se de surdez parcial, que pode agravar-se mais numas alturas do que noutras.
- A criança poderá parecer desatenta e distraída.
- A dor raramente é um sintoma da otite serosa por isso a doença pode não ser detetada na sua fase inicial.
Tratamento da otite serosa
O tratamento da otite serosa implica uma visita ao médico. Depois de examinado o ouvido, o seu filho poderá fazer testes de audição e medir os movimentos da membrana do tímpano. Se os resultados forem anómalos, os testes serão repetidos cerca de 3 meses mais tarde.
Se o ouvido não melhorar, o médico poderá recolher líquido do ouvido médio. Em alguns casos, faz-se uma incisão na membrana do tímpano e insere-se um tubo de plástico para ajudar a secar o ouvido médio.
Também poderá ser aconselhado a evitar atividades que promovem o contacto dos ouvido com a água por longos períodos de tempo, como a natação.
A otite serosa é menos comum nas crianças maiores de 8 anos idade em que as trompas de Eustáquio aumentam o que facilita o escoamento do líquido no caso de inflamação do ouvido.