A cesariana é um parto induzido que consiste num procedimento médico que tem em vista retirar o bebé do útero. Como se trata de uma cirurgia é praticada obrigatoriamente no bloco operatório. A duração média de uma cesariana é de 1 hora.
A cesariana pode ser programada pelos pais e pelo médico Obstetra mas também se pode dar o caso de o trabalho de parto (sugestão de leitura: Fases do trabalho de parto) se complicar e ser necessário tomar a decisão de fazer uma cesariana que inicialmente não foi planeada.
A cesariana é um procedimento cirúrgico em que são realizadas pequenas incisões (corte) no abdómen e útero através das quais é possível retirar o bebé. Depois de aspirado o líquido amniótico, o bebé é retirado (procedimento que exige cerca de 5 a 10 minutos).
A cesariana é feita após anestesia (anestesia epidural ou geral).
Apesar de ser um procedimento cirúrgico comum e bem documentado, a cesariana não deixa de ser uma cirurgia. A recuperação física e emocional de uma cesariana é, por norma, mais prolongada do que a de um parto por via vaginal, sendo o pós-parto também bastante mais doloroso.