A partir do momento em que decide engravidar deve encarar com seriedade a adoção de hábitos saudáveis que lhe permitirão viver esta nova etapa na melhor condição física e psíquica de forma a garantir as melhores condições para o desenvolvimento do seu bebé. Mas há que ter em conta as alterações hormonais na gravidez, uma vez que estas têm um papel muito importante nesta fase da vida.
Alterações hormonais na gravidez
As alterações hormonais iniciam-se logo no ciclo menstrual, muito antes da conceção. Estas provocam algumas mudanças no seu corpo com o principal objetivo, entre outros, de o óvulo ser fertilizado e manter a gravidez, nutrir o bebé, preparar o seu corpo para o parto e para a amamentação.
As alterações hormonais na gravidez têm picos – alturas em que existem grandes flutuações – o que origina muitas outras condições, sintomas e até podem indicar o início de algumas complicações.
Após o parto, inicia-se uma nova fase – designada puerpério – altura em que o seu corpo sofre um novo conjunto de mudanças com vista a repor o estado pré-gravidez.
As mudanças de humor, os enjoos e outros sintomas associados à gravidez estão relacionados com estas alterações da produção de estrogénios pelo ovário. A intensidade e a duração destes sintomas varia de mulher para mulher e entre gravidezes da mesma mulher. Nenhuma gravidez é igual.