O desenvolvimento do cérebro do bebé: alguns factos a ter em conta
O cérebro é muito ativo, muda e desenvolve-se em resposta ao que está a acontecer ao seu redor. São as experiências do dia-a-dia que ajudam a moldar o cérebro do seu bebé.
A forma como o cérebro do seu bebé se desenvolve afeta a sua capacidade para aprender a comunicar, para resolver problemas, ganhar autonomia, etc..
Os relacionamentos são cruciais. Relações consistentes, amorosas e positivas ajudam a construir um cérebro saudável e a proteger o cérebro do seu bebé contra os efeitos negativos do stress.
Até mesmo crianças muito pequenas podem ter experiências de stress quando os lugares onde vivem se caracterizam por um ambiente inseguro ou assustador. É o denominado stress tóxico, que apesar de ser de curta duração comparativamente com o stress diário (que é mais prolongado) é muito mais grave e pode mesmo determinar alterações nas conexões cerebrais, com consequências significativas para o desenvolvimento físico e psicológico. Alguns exemplos que conduzem a um stress tóxico são a exposição à violência, negligência, ambientes de consumo de substâncias, etc.
Os bebés precisam de viver e estar em contacto com ambientes saudáveis e emoções fortes e equilibradas para aprender e crescer feliz. O que fazer para estimular o bebé?