Qual o conceito de morte ao longo da vida? Como se relaciona a reação perante a perda com a fase de desenvolvimento da criança/adolescente? Quais os sinas de sofrimento e como podemos ajudar?
Neste artigo encontra algumas respostas a estas questões.
Idade 2-4
Etapa de desenvolvimento/tarefa
- Egocêntrico
- Acredita que o mundo está centrado neles
- Narcisista
- Falta compreensão cognitiva da morte e conceitos relacionados
- Competências linguísticas limitadas
Conceito de morte
- Morte vista como reversível, como abandono, não permanente
- Afirmações comuns: ?Sabias que a minha mãe morreu?”, “Quando volta para casa?
Reação de luto
- Reação intensa mas breve
- Muito orientado para o presente
- Mais consciente de mudanças em padrões de cuidado
- Faz perguntas constantemente.
Sinais de sofrimento
- Regressão: mudanças nos padrões de sono e alimentação, molhar a cama, irritabilidade e confusão gerais
Intervenções possíveis
- Respostas curtas e honestas, repetição frequente, muita tranquilidade e carinho
- Rotina constante
- Brincar é a sua forma de expressão da dor
Idade 4-7
Etapa de desenvolvimento/tarefa
- Aquisição de um sentido de autonomia
- Exploração do mundo fora do eu
- Aquisição de linguagem
- Fantasia nos desejos e no pensamento
- Fase de iniciativa vendo-se como o iniciador
- Preocupações de culpa
Conceito de morte
- Morte vista como reversível
- Personificação da morte
- Sentimento de responsabilidade devido a desejos e pensamentos
- Afirmações comuns: ?A culpa é minha. Estava zangado e desejei que morresse.?
Reação de luto
- Mais verbalização
- Grande preocupação com o processo. Como? Porquê?
- Perguntas repetitivas
- Pode agir como se nada tivesse acontecido
- Aflição e confusão gerais
Sinais de sofrimento
- Regressão: pesadelos, perturbação do sono e da alimentação
- Possíveis brincadeiras violentas
- Tentativas de assumir o papel da pessoa que morreu
Intervenções possíveis
- Jogo simbólico usando desenhos e histórias
- Permitir e encorajar a expressão da energia fisicamente
- Falar sobre o assunto
Idade 7-11
Etapa de desenvolvimento/tarefa
- Pensamento concreto
- Desenvolvimento da autoconfiança
- Início da socialização
- Desenvolvimento da capacidade cognitiva
- Início do pensamento lógico
Conceito de morte
- Morte vista como castigo
- Medo de danos corporais e mutilação
- Este é um período de transição difícil, ainda querendo ver a morte como reversível, mas começando a vê-la como final
Reação de luto
- Perguntas específicas
- Desejo de pormenores completos
- Preocupação com a forma como os outros estão a reagir
- Qual é a forma correta de reagir?
- Começa a ter capacidade de sentir o luto e compreender o que é
Sinais de sofrimento
- Regressão: problemas na escola, afastamento em relação aos amigos
- Age de forma exagerada
- Perturbações no sono e na alimentação
- Preocupação esmagadora com o corpo
- Pensamentos de morte (desejo de se juntar a quem morreu)
- Confusão acerca do seu papel
Intervenções possíveis
- Responder a perguntas
- Encorajar a expressão do alcance dos sentimentos
- Explicar opções e permitir escolhas
- Estar acessível mas permitir tempo sozinho
- Jogos simbólicos
- Permitir expressões físicas
- Ouvir e permitir conversas acerca da morte
Idade 11-18
Etapa de desenvolvimento/tarefa
- Operações formais de resolução de problemas
- Pensamento abstracto
- Integração da personalidade própria
Conceito de morte
- Uma abordagem mais ?ADULTA?
- Capacidade de abstrair
- Início da conceptualização da morte
- Trabalho para fazer sentido dos ensinamentos
Reação de luto
- Tristeza extrema
- Negação
- Regressão
- Mais frequentemente disposto a falar com pessoas fora da família e do apoio dos pares
- Correr riscos
- Luto tradicional
Sinais de sofrimento
- Depressão
- Ira muitas vezes dirigida aos pais
- Pensamentos suicidas
- Oposição
- Rejeição de ensinamentos anteriores
- Confusão de papéis
- Age de forma exagerada
Intervenções possíveis
- Encorajar a verbalização
- Permitir escolhas
- Encorajar a auto motivação
- Ouvir
- Estar disponível
- Não tentar retirar o sofrimento
Tradução de documento original em http://www.dougy.org/grief-resources/developmental-grief-responses [consultado em 20 de novembro de 2014] por Madalena Pina.
A missão do Dougy Center é providenciar apoio num espaço seguro onde crianças, adolescentes, jovens adultos e as suas famílias enlutadas podem partilhas as suas experiências. O primeiro centro nos Estados Unidos foi fundado em 1982. Hoje, o Dougy Center serve cerca de 450 crianças e 300 membros adultos das suas famílias por mês.