Como escolher o ginecologista obstetra
A escolha do ginecologista obstetra que a irá acompanhar durante a gravidez e assistir no trabalho de parto é uma das decisões mais importantes da gravidez.
Confiar no trabalho desenvolvido pelo profissional, experiência e identificar-se com a forma como ele se posiciona perante os pais e os vários aspetos da gestação, é fundamental para que se sinta bem acompanhada e à vontade nas consultas ou caso surja alguma complicação durante a gravidez ou no parto.
Questões práticas
Questões práticas como o acordo com o seguro de saúde (do médico e do hospital/maternidade onde fará as consultas, exames e parto), as referências, localização e acessos da instituição, se as consultas serão asseguradas pelo mesmo médico ou por uma equipa, quem fará o parto no caso do médico de referência não estar de serviço ou quem estará disponível para a assistir em caso de urgência, também são de considerar.
Para muitos pais, ter acesso direto ao médico é outro ponto fundamental, especialmente quando são mais ansiosos ou têm algum antecedente mais complicado.
Entrevista
Antes de tomar uma decisão, peça referências, pesquise, converse com outros casais que já tiveram filhos, aconselhe-se com o seu médico de família e elabore uma lista com alguns nomes. Escolha dois nomes dessa lista e marque duas consultas para os conhecer pessoalmente e conversar sobre tudo aquilo que considera importante. Não se esqueça de apontar numa lista todas as suas dúvidas e todos os assuntos que pretende abordar com o médico.
Com base nisso, e nas suas impressões pessoais, escolha o profissional com quem mais se identifica e lhe transmite maior confiança.
Esperamos que com este artigo Como escolher o ginecologista obstetra esta tarefa se tenha tornado mais fácil!
Leia também