Publicidade enganadora para crianças e pais
A publicidade a bebidas e alimentos açucarados destinada a crianças que passa na televisão procura transmitir uma mensagem de aventura e de diversão.
Um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina Geisel do Dartmouth College, EUA, revelou que esse tipo de anúncios tem igualmente os pais como público-alvo passando, no entanto, uma mensagem diferente: a ideia que esses produtos são saudáveis apesar da sua baixa qualidade em termos nutricionais.
No entanto, Jennifer Emond, orientadora de investigação no departamento de epidemiologia daquela faculdade, ressalva que são necessários estudos mais aprofundados relativamente à publicidade direcionada aos pais: “precisamos de determinar a forma como essas mensagens publicitárias podem inibir a capacidade de os pais identificarem alimentos saudáveis para os filhos”.
Para o estudo, os investigadores analisaram anúncios publicitários a alimentos e bebidas exibidos na televisão durante um ano. Tendo em conta as características e temas dos anúncios, os mesmos foram divididos entre os que eram destinados a crianças e aqueles cujo público-alvo eram os pais. Os anúncios que incidiam sobre a harmonia familiar, por exemplo, foram considerados como sendo destinados aos pais.
Foi apurado que os anúncios publicitários exibidos no intervalo dos programas infantis apresentavam muitos produtos com um valor nutricional duvidoso, tal como cereais com açúcar adicionado e bebidas açucaradas.
Os investigadores acharam ainda mais surpreendente a quantidade de anúncios de produtos infantis destinados aos pais.
Todos os produtos infantis cuja publicidade era direcionada para os pais apresentava mensagens que evidenciavam os benefícios nutricionais e para a saúde desses alimentos, apesar da evidente associação entre o açúcar ingerido e a obesidade, cáries dentárias e outros.
Segundo a especialista e autora principal do estudo, esta estratégia de marketing destina-se a aumentar a possibilidade de a criança vir a pedir que os pais lhe comprem o produto e, paralelamente, a diminuir a hipótese de os pais recusarem adquirir o produto.
Este estudo demonstra, mais uma vez, que a publicidade a alimentos e bebidas açucaradas que pretendem evidenciar o estilo de vida em detrimento do valor nutricional podem influenciar as escolhas erradas em termos de alimentação.