Como estimular o gosto pela leitura?
A capacidade de leitura é fundamental para o nível de desempenho em todas as áreas do conhecimento.
Saber ler e interpretar um texto ou um enunciado é importante não só para a disciplina de Português, mas para a Matemática, Estudo do Meio e para todas as outras.
Com a entrada no 3º ano do primeiro ciclo, a criança ganha um novo ritmo e precisa de criar hábitos e regras de trabalho e estudo.
Isso não quer dizer que vá deixar de brincar ou de desenvolver atividades extra-curriculares mas é uma fase onde a criança tem que aprender a estar focada no que está a fazer. Há um tempo para tudo. Para trabalhar e estudar e para brincar.
Devido à sua importância, saber como motivar a criança para o hábito da leitura é uma questão colocada com frequência pelos pais.
A leitura estimula a criatividade, a aprendizagem, o interesse por novas áreas do conhecimento, enriquece o vocabulário e desenvolve a escrita. Também promove a criatividade e a capacidade de escrever textos mais longos e explicar ideias mais complexas.
Como estimular, então, o gosto pela leitura?
1. Dar o exemplo
Como em muitas outras questões da parentalidade, o exemplo é um grande meio de que os pais dispõem para incentivar os filhos a adotar determinado tipo de comportamento.
Se tiver o hábito de ler, se ler com e para o seu filho é uma atividade que faz regularmente, por certo será mais fácil que a criança desenvolva o gosto pela leitura.
2. Incluir os livros nas rotinas diárias
Ler uma história antes de ir para a cama, como parte da rotina do sono, é uma excelente estratégia para ajudar a desenvolver o gosto pela leitura mas, também, para estreitar os laços afetivos entre pais e filhos.
Os pais devem começar a ler para os filhos muito antes de estes aprenderem a ler e incentivar a interpretação das ilustrações e a manipulação de livros adequados à fase do desenvolvimento da criança precocemente.
3. Escolher livros adaptados à idade da criança
Os primeiros livros são constituídos, fundamentalmente, com imagens. A história é narrada por meio de ilustrações e algumas legendas e isso dá uma grande liberdade à criança para imaginar e inventar novas histórias.
Quando a criança é mais velha, começa a apreciar outro tipo de leitura. Contos de fadas, fábulas, pequenas histórias ainda acompanhadas de imagens.
À medida que o gosto pela leitura se sedimenta, a criança passa a escolher os seus próprios livros. As leituras de que mais gosta. Incentive esse gosto com visitas regulares a livrarias e bibliotecas e com a leitura partilhada.
4. Demonstrar à criança a importância de saber ler
Saber ler é muito mais do que “saber ler“. É a possibilidade de conhecer novos mundos, de compreender outros pontos de vista, de imaginar, de aprender sobre si próprio e sobre os outros, de chegar muito mais longe.
Para além disso, a leitura é fundamental para compreender e conseguir interpretar o mundo que nos rodeia e ter acesso a uma fonte de informação inesgotável.
5. Dar asas à imaginação
Frequentar espaços culturais é outra forma de estimular o gosto pela aprendizagem. O teatro, por exemplo, é uma arte onde a palavra e a expressão corporal se conjugam para comunicar sentimentos, mensagens e experiências.
As crianças adoram representar papéis. Imitar os pais, fazer teatrinhos, brincar com fantoches, inventar aventuras com os brinquedos, … Tudo isso contribui para despertar o prazer pelo conhecimento e para enriquecer os tempos livres da criança.
6. Apreciar diversos tipos de arte
Ir a museus, exposições, concertos ou parques temáticos, contactar com obras de arte, com a música, compreender o seu significado, a mensagem e emoções que pretendem transmitir, são tudo formas de ajudar a criança a interpretar meios de expressão mais subjetivos e de melhorar a sua capacidade crítica.
Estas atividades proporcionam experiências muito ricas e permitem desenvolver novos conhecimentos de modo lúdico, sem a “imposição” do curriculum escolar.
As crianças que contactam de forma próxima, e desde cedo, com diversos tipos de arte tornam-se mais curiosas, gostam de aprender coisas novas e desenvolvem o sentido crítico e a capacidade de sociabilizar de modo natural.