O que é a moleira, moleirinha ou fontanela?
A moleira ou moleirinha são algumas denominações populares para fontanela.
A fontanela é o espaço entre os ossos cranianos do bebé que, ao nascer, não estão completamente fechados, ou seja, existe um pequeno espaço entre os ossos da cabeça que não estão completamente soldados.
A moleira é uma película membranosa, altamente resistente, apesar de fazer alguma impressão aos pais, especialmente por pulsar.
Esta flexibilidade dos ossos permite que a cabeça do bebé se “molde” ao canal de parto durante o nascimento e que o cérebro tenha espaço para crescer ao longo dos primeiros meses de vida.
A moleira é um espaço parecido com um losango, de 4 cm no sentido longitudinal e 2 cm no sentido lateral. No entanto, a medida da moleira pode ser bastante variável de bebé para bebé.
As fontanelas ou moleiras têm várias funções:
- Facilitar a passagem pelo canal de parto;
- Amortecer choques como quando a criança bate com a cabeça;
- Aumentar a elasticidade do crânio tornando-o mais resistente a traumas;
- Permitir o crescimento do cérebro.
Moleira que demora a fechar, é perigoso?
Quando se fecham os ossos da moleira?
Existem duas fontanelas ou moleiras: a anterior e a posterior.
A fontanela posterior, de dimensão mais reduzida fecha mais cedo, por volta dos 2 meses de idade. A fontanela anterior, maior e visível, demora mais tempo a fechar. Geralmente, os ossos fecham entre os 12 e os 18 meses. Contudo, alguns bebés só têm a moleira completamente fechada aos 2 anos.
No primeiro ano de vida, o perímetro cefálico do bebé desenvolve-se rapidamente e, por isso, o crânio não pode estar completamente soldado para permitir o crescimento do cérebro.
Existem cuidados especiais a ter com a moleira?
Apesar da impressão que possa causar, a moleira é muito resistente, protegendo o bebé contra choques e traumas na zona da cabeça.
O bebé pode ser penteado sem problema mas sempre com suavidade.