7 semanas de gravidez são 2 meses
Está na terceira semana do 2º mês da gravidez (o bebé tem 5 semanas de idade).
O bebé tem o tamanho aproximado de um feijão, com a forma de um “C”. A cabeça ainda é irregular e inclinada para a frente. Mede entre 4 a 5 mm )da cabeça à anca) e pesa menos de 1 g. Todos os órgãos estão em formação.
É normal que sinta mal-estar, náuseas e fadiga, Estes sintomas devem-se à grande produção da hormona da gravidez hCG. Por outro lado, o seu ritmo cardíaco o que agrava a sensação de cansaço.
As alterações hormonais também atuam a nível neurológico o que significa que pode viver num estado semipermanente de sonolência e sofrer de enxaquecas. Este estado pode perdurar até ao fim da gravidez ou diminuir a partir do início do 2º trimestre, altura em que sentirá mais energia.
O peito fica mais sensível e inchado e as aréolas tornam-se maiores e mais escuras. O útero começa a inclinar-se para a frente apesar de esta alteração mal se notar.
O seu metabolismo acelera de modo a proporcionar todos os nutrientes necessários ao crescimento do embrião. Estas alterações metabólicas são essenciais para estimular o crescimento do útero, peito e músculo mas, também, para preparar o seu corpo para as etapas seguintes: aumento de peso do feto e da placenta no 3º trimestre, trabalho de parto e amamentação.
O colo do útero fecha-se (rolhão mucoso) para proteger o bebé contra os agentes infeciosos externos e só se voltará a abrir na fase inicial do trabalho de parto.
Até ao fim da gravidez, vai ganhar entre 11 e 15 quilos, mas não precisa de comer muito mais. Apenas 250 a 300 quilocalorias extra por dia são suficientes para satisfazer as suas necessidades energéticas e manter uma gestação saudável. O aumento de peso na gravidez varia de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) materno anterior à gestação e das suas condições de saúde.
O cérebro do bebé está em pleno desenvolvimento. A cabeça está inclinada para a frente e destaca-se de todo o corpo. O rosto começa a ganhar forma: distinguem-se as narinas e o sulco das gengivas. Os olhos, um de cada lado da cabeça, são pontos escuros.
Os órgãos estão em desenvolvimento, mas ainda não funcionam. O coração já tem quatro cavidades e o batimento cardíaco já é visível através de uma ecografia.
Os braços e pernas alongam-se e, nas suas extremidades, as mãos e os pés estão a crescer mas ainda não se distinguem claramente.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 7 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 1º trimestre da gravidez
- 10 Sintomas da gravidez que vai adorar
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Principais sintomas e sinais da gravidez
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé