O lanugo é uma penugem fina, que reveste o corpo do feto, e que se forma nos últimos meses da gravidez. Para que serve e quando desaparece?
Lanugo do recém-nascido: o que é e quando cai
O que é?
O lanugo é uma penugem fina que se forma nos últimos meses da gravidez e que resulta da atividade dos folículos do cabelo.
Para além do nascimento desta penugem, a intensa atividade das glândulas sebáceas, reveste o corpo do feto com uma camada de gordura (vernix ou vernix caseosa) que proteje a pele do ambiente húmido do útero e que atua como um lubrificante na fase de expulsão do bebé durante o trabalho de parto.
Quando desaparece?
O lanugo pode desaparecer ainda durante a gravidez ou depois do parto. Alguns bebés nascem cobertos com esta fina camada de pelos, o que é perfeitamente normal. Apenas as palmas da mãos e as plantas dos pés aparecem sem pelos. Noutros bebés, o lanugo pode desaparecer quase totalmente ou apresentar vestígios apenas nos ombros e costas.
Apesar de algumas mães ficarem ansiosas com a presença desta fina camada de pelos, não há motivo para preocupação, ele acaba por cair naturalmente nos primeiros dias ou semanas após o parto.
Nos bebés prematuros, o lanugo costuma ser mais visível porque a maior parte ainda não caiu, o que acontece com grande parte dos bebés de termo.