Muitas mulheres procuram métodos alternativos aos medicamentos para suportar as dores do trabalho de parto.
Na fase inicial do trabalho de parto, geralmente passada em casa, há alguns métodos alternativos a que pode recorrer para minimizar a dor e o desconforto provocados pelo inicio das contrações e da dilatação.
Dor no parto: métodos alternativos que podem ajudar
Água
Mergulhar numa banheira de água quente ajuda a aliviar a dor. A água quente promove conforto e relaxamento.
Acupuntura
Esta terapia milenar chinesa implica a inserção de agulhas em vários pontos do corpo com o objetivo de estimular os canais de energia e libertar endorfinas, as hormonas naturais do combate à dor.
Aromoterapia
Os óleos essenciais podem ser administrados de várias formas: com uma massagem, por inalação através de um vaporizador ou colocando algumas gotas num lenço. A aromoterapia pode ajudá-la a relaxar e, assim, lidar melhor com a dor na fase inicial do trabalho de parto.
Reflexologia
A reflexologia envolve massajar determinadas zonas dos pés e que acede aos canais energéticos do corpo, facilitando a libertação de analgésicos naturais e reduzindo a ansiedade.
Hipnose
A hipnose no parto baseia-se na teoria de que o medo provoca tensão e que esta agrava a dor. A hipnose implica mergulhar num estado profundo de relaxamento que induz a calma, confiança e concentração no processo do parto.
Massagem
Peça a alguém que lhe faça uma massagem relaxante nos ombros para reduzir a tensão muscular. Os movimentos longos, circulares, lentos, firmes e ritmados na região lombar ajudam a relaxar e a diminuir a dor provocada pelas contrações. Concentre-se nesses movimentos e tente visualizar o seu bebé.
Técnicas de respiração
Respirar lenta e ritmadamente poderá ajudá-la a descontrair durante o trabalho de parto. No curso de preparação para o parto deverá aprender a respirar corretamente para ajudar na descida do bebé e para controlar as contrações.
Se estiver calma e descontraída, conseguirá focar-se no seu bebé e lidar melhor com a dor.
- Concentre-se numa palavra com duas sílabas, como “calma” e repita-a mentalmente enquanto respira;
- Inspire o ar pelo nariz e expire-o pela boca;
- Tente manter os ombros soltos e descontraídos para reduzir a tensão.