5 Meses são quantas semanas? 5 Meses são 21 semanas de gravidez. No final deste mês, terá uma barriga redonda, que cresce semana a semana. É provável que precise de comprar algumas peças de roupa pré-mamã.
O bebé está muito ativo e o líquido amniótico funciona como um escudo protetor contra choques. Todo este movimento é muito benéfico para o desenvolvimento dos ossos, músculos e articulações do bebé.
5 Meses são quantas semanas de gestação?
O quinto mês da gravidez abarca, aproximadamente, o período da 17ª à 21ª semana. Está no segundo trimestre da sua gravidez que decorre até à 26ª semana (fim do sexto mês).
5 Meses são quantas semanas: semana 17
Os reflexos estão operacionais. O bebé volta-se, leva as mãos aos pés, chucha no dedo, cobre o rosto com as mãos, que abre e fecha. À medida que cresce e ocupa mais espaço no útero, os movimentos perdem amplitude mas não deixa de se mexer.
Nesta fase, não há novas estruturas em formação, mas aquelas que já estão formadas aumentam de tamanho e tornam-se mais fortes. Com cerca de 140 g, o seu bebé ainda poderá caber na palma da sua mão.
Nesta altura, a sua barriguinha já é perfeitamente visível. A cintura desapareceu. O aumento da pressão sanguínea pode provocar o sangramento das gengivas e do nariz. Os tornozelos e os pés podem ficar inchados, especialmente ao fim do dia.
- Consulte 17 Semanas de gestação
5 Meses são quantas semanas: semana 18
A cabeça e o corpo do bebé são agora mais proporcionais entre si e as feições do rosto estão praticamente definidas e pouco mudarão até ao nascimento.
A partir desta semana é provável que comece a sentir o seu bebé a mexer, esse momento tão ansiado pelos futuros pais! Ainda assim, algumas mulheres só conseguem sentir os movimentos do bebé mais tarde, sem que isso signifique que existe algum problema.
- Consulte 18 Semanas de gestação
5 Meses são quantas semanas: semana 19
A cartilagem mole do corpo transforma-se gradualmente em osso e começam a surgir os músculos. O bebé tem muito espaço para se movimentar. Este movimento é fundamental para o bom desenvolvimento muscular, das articulações e dos ossos.
Nas pontas dos dedos, formam-se as impressões digitais e os intestinos começam a produzir mecónio (a primeira matéria fecal do bebé). No interior dos pulmões desenvolvem-se os alvéolos (saquinhos de ar) no interior dos pulmões e os rins estão a funcionar. O bebé engole líquido amniótico e urina, mantendo o nível do líquido (cujo volume não ultrapassa uma chávena).
Na 2ª ecografia ou ecografia morfológica (realizada entre as semanas 19 e 22) poderá ver as diferentes expressões faciais que o seu bebé já consegue fazer, como se movimenta e mexe os braços e as pernas e descobrir se está grávida de uma menina ou de um menino.
- Consulte 19 Semanas de gestação
5 Meses são quantas semanas: semana 20
A pele é avermelhada, fina e enrugada. O cabelo começa a aparecer e formam-se as sobrancelhas e as pestanas. As células nervosas estão em desenvolvimento e o cérebro já envia mensagens par o corpo.
Entre esta semana e a 22ª semana+6 dias irá realizar a 2ª ecografia da gravidez. Poderá ver o seu bebé completamente formado e a mexer-se vigorosamente. Também pode descobrir se está grávida de uma menina ou de um menino.
- Consulte 20 Semanas de gestação
5 Meses são quantas semanas: semana 21
Os cinco sentidos estão desenvolvidos: as células nervosas para o paladar, olfato, visão e audição desenvolvem-se em áreas específicas do cérebro. Os rins começam a funcionar e começam a produzir líquido amniótico, produzido até agora pela placenta.
O bebé abre os olhos, mexe-se, espreguiça-se, dá pontapés, cobre a face com as mãos, chucha no polegar, abre e fecha a boca, reage aos movimentos da mãe e a ruídos exteriores.
Poderá ter alguma incontinência urinária provocada pela crescente pressão do bebé sobre a sua bexiga e órgãos internos. Os exercícios de Kegel ajudam a fortalecer os músculos do períneo (área muscular situada entre a vagina e o ânus e que desempenha um papel fundamental no parto).
Entre as 20 e as 22 semanas irá realizar a 3ª consulta pré-natal.
- Consulte 21 Semanas de gestação
Peso e comprimento do seu bebé ao longo do 5º mês
- 17 semanas (o bebé tem 15 semanas de idade): mede cerca de 13 cm (comprimento crânio-caudal) e pesa aproximadamente 140 g.
- 18 semanas (o bebé tem 16 semanas de idade): mede cerca de 14,2 cm (comprimento crânio-caudal) e pesa aproximadamente 190 g.
- 19 semanas (o bebé tem 17 semanas de idade): mede cerca de 15,3 cm (comprimento crânio-caudal) e pesa aproximadamente 240 g.
- 20 semanas (o bebé tem 18 semanas de idade): mede cerca de 16,4 cm (comprimento crânio-caudal) e pesa aproximadamente 300 g.
- 21 semanas (o bebé tem 19 semanas de idade): mede cerca de 26,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 360 g.
Sinais de alerta na gestação
O seu corpo está preparado para gerar um bebé normal e saudável e, normalmente a gravidez decorre sem sobressaltos. Contudo, e particularmente numa primeira gravidez, deve estar atenta aos sinais que o seu corpo lhe envia e recorrer ao seu médico se alguma coisa a preocupar ou se sente que algo não está bem, consigo ou com o seu bebé:
- Hemorragia vaginal – pode indicar descolamento da placenta ou início de parto;
- Perda de líquido pela vagina – pode ser um sinal de rutura de bolsa de água;
- Corrimento vaginal com prurido/dor;
- Dores abdominais – podem indicar uma gravidez ectópica;
- Arrepios ou febres – podem indicar uma infeção;
- Dor/ardor ao urinar – sintomas de uma infeção urinária;
- Vómitos persistentes – embora os vómitos sejam comuns no 1º trimestre da gravidez (1ª à 13ª semana), se forem persistentes podem indicar hiperemese gravídica e levar à desidratação;
- Dores de cabeça fortes ou contínuas;
- Perturbações de visão, visão dupla, ou embaciada com pontos brilhantes – que podem ser um sinal de pré-eclâmpsia;
- Diminuição dos movimentos fetais – podem indicar que o bebé se encontra em sofrimento;
- Contrações ritmadas antes da 37ª semana da gravidez – indicador de que o início do trabalho de parto pode estar para breve.
Vitaminas na gravidez
O ácido fólico (vitamina B9) reduz o risco de defeito do tubo neural no bebé até 75%. É aconselhável tomar diariamente 400 µg desde as 12 semanas, antes da conceção, até às 12 semanas da gestação.
Em mulheres com histórico familiar ou antecedentes obstétricos de defeito do tubo neural, a dose pode ser aumentada até 5 mg. Podem não ser necessários outros suplementos vitamínicos na gravidez, desde que a alimentação seja variada e nutricionalmente equilibrada.
Deve ser evitado o consumo excessivo de vitamina A, já que doses elevadas desta vitamina estão associadas a anomalias congénitas.
Gémeos idênticos e gémeos fraternos. O que os distingue?
Gémeos idênticos ou gémeos verdadeiros
Os gémeos verdadeiros resultam de um óvulo fertilizado por um espermatozoide. Em algum momento do processo inicial de divisão celular, estas dividem-se em dois dando origem a dois embriões.
A placenta pode ser partilhada entre os dois bebés ou cada um desenvolver a sua própria placenta. Contudo, se o suporte para ambos os bebés se basear numa única placenta, esta será capaz de fornecer oxigénio, água e todos os nutrientes ao longo de toda a gravidez.
Gémeos fraternos ou gémeos falsos
Os gémeos falsos resultam de uma dupla ovulação, ou seja, dois óvulos são fecundados por dois espermatozoides diferentes. Desta dupla fecundação formam-se dois embriões distintos, cada um com o seu saco amniótico e a sua placenta.
Síndrome do gémeo desaparecido
Na gestação de gémeos, um dos bebés pode deixar de se desenvolver e ser reabsorvido pelo corpo materno. Este fenómeno é designado como síndrome do gémeo desaparecido.
avance para o mês seguinte ou consulte o anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.