9 Meses são quantas semanas? 9 Meses são 40 semanas de gravidez. O seu bebé está pronto para nascer o que pode acontecer a qualquer momento. Assim que nascer, respira pela primeira vez, o sangue nos pulmões é oxigenado e começa a respirar normalmente.
9 Meses são quantas semanas de gestação?
O nono mês da gravidez compreende, aproximadamente, o período da 36ª semana de gestação até ao parto. Está no terceiro trimestre da sua gravidez que decorre até ao nascimento do bebé.
9 Meses são quantas semanas: semana 36
Nos intestinos do bebé, acumula-se o mecónio – primeira matéria fecal do bebé, constituída por água, secreções gastrointestinais e outros produtos derivados da gestação que o bebé pode engolir.
Se observar a sua barriga poderá identificar um braço ou uma perna à medida que o espaço no útero se torna mais reduzido. A posição do útero altera-se situando-se agora bem abaixo das costelas.
Preste atenção aos sinais do parto. Poderá sentir umas contrações ligeiras, denominadas contrações de Braxton-Hicks ou falsas contrações do trabalho de parto.
9 Meses são quantas semanas: semana 37
Se o bebé nascer antes desta semana, é considerado um bebé prematuro. Se nascer depois das 42 semanas, é um bebé pós-termo.
O coração bate a um ritmo de 110-150 pulsações por minuto. Quando respirar pela primeira vez, o sangue passará a correr pelos pulmões e o seu bebé tornar-se-á num ser humano autónomo, capaz de assegurar por si só todas as funções vitais.
Se o seu bebé estiver em situação transversa (quando não está virado de cabeça para baixo) ou em apresentação pélvica (quando está sentado) e não haja contra-indicação para a sua realização, o obstetra poderá recorrer à manobra versão cefálica externa (VCE) para ajudar o bebé a adaptar a posição mais favorável ao parto vaginal.
9 Meses são quantas semanas: semana 38
O bebé continua a ganhar peso e pode nascer a qualquer momento. O cérebro está completamente preparado para se adaptar ao mundo exterior. No crânio, as fontanelas permanecem abertas para facilitar a passagem da cabeça pelo canal de parto.
Poderá sentir umas contrações ligeiras, denominadas contrações de Braxton-Hicks ou falsas contrações do trabalho de parto. Se as contrações se tornarem dolorosas e regulares, dirija-se ao hospital / maternidade para ser observada e fazer uma cardiotocografia ou CTG.
9 Meses são quantas semanas: semana 39
O bebé continua a crescer e a ganhar peso e o seu útero pode estar posicionado até cerca de 20 cm acima do umbigo.
Na consulta desta semana será realizada uma avaliação ginecológica para verificar a dilatação do útero, a integridade da bolsa amniótica e a posição do feto. Converse com o seu médico sobre o trabalho de parto, o que vai acontecer consigo após o nascimento (puerpério) e sobre a amamentação.
9 Meses são quantas semanas: semana 40+
Após as 40 semanas, a vigilância da gravidez é realizada com intervalos de tempo curtos para observação do estado geral da saúde materna, quantidade do líquido amniótico, avaliação da dilatação e controlo da frequência cardíaca fetal.
Caso não haja sinais do início do trabalho de parto após as 42 semanas, o seu médico pode sugerir a marcação da data do parto (parto induzido).
Peso e comprimento do seu bebé ao longo do 9º mês
- 36 semanas (o bebé tem 34 semanas de idade): mede cerca de 47,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 2600 g.
- 37 semanas (o bebé tem 35 semanas de idade): mede cerca de 48,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 2850 g.
- 38 semanas (o bebé tem 36 semanas de idade): mede cerca de 49,8 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 3050 g.
- 39 semanas (o bebé tem 37 semanas de idade): mede cerca de 50-52 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 3250 g.
- 40+ semanas (o bebé tem 38+ semanas de idade): mede cerca de 50-54 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 3400 g.
Trabalho de parto: vaginal ou cesariana?
Tal como as gravidezes, todos os trabalhos de parto são diferentes. Mesmo que tenha planeado um parto normal, pode ser necessário recorrer a uma parto por cesariana e, por isso, deve preparar-se para esse cenário.
O trabalho de parto envolve 3 fases, a não ser que seja encurtado por uma cesariana:
Primeira fase ou estádio do parto
- Fase 1: Inicial (Latente): o colo do útero encurta (apagamento) e dilata até aos 3 centímetros; as contrações duram entre 30 e 45 segundos, com intervalos de 20 minutos ou menos.
- Fase 2: Ativa: o colo do útero dilata até aos 7 centímetros. As contrações duram entre 40 e 60 segundos, com intervalos de três a quatro minutos.
- Fase 3: Transição: o colo do útero dilata até aos 10 centímetros (completamente dilatado). As contrações duram entre 60 e 90 segundos, com intervalos de dois a três minutos.
Segunda fase ou estádio do parto
- Expulsão e nascimento do bebé.
Terceira fase ou estádio do parto
- Saída (ou dequitadura) da placenta.
A sua recuperação no pós-parto
Apesar do parto representar o culminar de longos 9 meses de expectativa, medos e ansiedades, inicia-se uma fase particularmente delicada para o desenvolvimento do bebé e para o equilíbrio fisiológico e emocional da mãe.
As primeiras 6 a 8 semanas pós-parto englobam um período de recuperação materna designado puerpério, conhecido popularmente como resguardo ou quarentena.
Para além da importante faceta psicológica de adaptação à maternidade e da capacidade de enfrentar desafios como eventuais dificuldades na amamentação, a mulher vai precisar de tempo e paciência para recuperar o estado e a forma física anterior à gravidez.
Para ler mais sobre este tema consulte o artigo Incómodos pós-parto: aliviar a dor e desconforto.
Por outro lado, também o pai se terá que adaptar a uma nova dinâmica familiar e dar mais apoio à sua companheira. A participação no curso de preparação para o parto e parentalidade permite capacitar o casal para responder às necessidades do bebé e criar uma rede de apoio informal com outros casais que se estão a passar pelos mesmos desafios.
Quando voltar a ter relações sexuais depois do parto?
Um grande tabu é o sexo no pós-parto. Considerando a forma como a mulher está a recuperar, alguns médicos podem dar luz verde em duas semanas.
A abordagem mais conservadora recomenda aguardar 6 semanas para as relações sexuais com penetração (quebra de resguardo). Contudo, e apesar de ser benéfico incluir o médico nesta decisão, cabe ao casal determinar quando se sente confortável para reiniciar a sua vida sexual.
consulte o mês anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.