Um dos sintomas possíveis da nidação, ou fixação do óvulo fecundado na mucosa uterina, é um sangramento ligeiro, designado vulgarmente como sangramento de nidação ou sangramento de implantação. Mas como saber se está grávida ou se é apenas mais um período menstrual?
Sangramento de nidação ou sangramento de implantação
A nidação ou implantação do embrião fecundado na parede uterina, ocorre entre o 5º e 10º dia após a conceção, ou seja, uns dias antes do dia em que contava com a chegada do período menstrual.
A proximidade da data de ambos os eventos deixa muitas mulheres confundidas sobre se estão ou não grávidas.
Convém referir que a nidação pode ou não dar origem a sintomas e que nem todas as mulheres passam pelos mesmos sintomas na gravidez (ver Sintomas de nidação).
Como saber se é um sangramento de nidação ou menstruação?
Um dos sintomas de nidação consiste num sangramento ligeiro. Trata-se, na maior parte dos casos, de um fluxo mais ligeiro do que o fluxo menstrual, podendo durar apenas algumas horas, ou alguns dias.
Nuns casos observa-se uma mancha de muco acastanhada ou rosada, noutros casos uma pequena quantidade de sangue vermelho.
Sangramento de nidação ou sangramento de implantação
Antes do óvulo maduro ser fecundado pelo espermatozoide, o seu corpo prepara-se para alimentar e alojar um eventual ovo fertilizado.
As paredes do útero “encharcam-se” de sangue e engrossam para nutrir o futuro embrião e permitir que este se fixe nas suas paredes, onde irá permanecer até ao final da gravidez.
O processo de implantação do ovo na mucosa uterina, zona fortemente irrigada por uma extensa rede de vasos sanguíneos, pode fazer com que alguns vasos se rompam dando origem ao conhecido sangramento de nidação.
O processo de implantação é gradual. Depois de se fixar na parede uterina, começam a desenvolver-se umas saliências que se transformam em vasos sanguíneos, denominadas vilosidades coriónicas.
À medida que a placenta se desenvolve, os pequenos vasos sanguíneos penetram no interior da parede do útero para transportar oxigénio e nutrientes ao embrião.
Estes vasos sanguíneos comunicam com a corrente sanguínea materna, que se ramificam várias vezes até formarem uma complexa árvore de vilosidades, são a génese do cordão umbilical.
Sangramento menstrual
O sangramento menstrual será mais fácil de identificar já que ocorre todos os meses durante a sua vida fértil. Normalmente, a menstruação dura mais dias e a perda de sangue é maior quando comparada ao sangramento de nidação.
Na menstruação, o sangue é brilhante, de cor viva enquanto no sangramento de nidação é acastanhado ou rosado.
As cólicas abdominais, que algumas mulheres referem sentir e associam à nidação, também podem afetar a mulher não grávida não sendo, por isso, um sintoma que possa ser usado para confirmar uma gravidez.
Caso esteja realmente grávida, a perda de sangue cessará, na maioria das mulheres, em poucos dias. Contudo, a melhor forma de confirmar a gravidez é realizando um teste de gravidez de farmácia (saiba os valores de referência de ß-hCG que indicam uma gravidez).
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.