Muito antes de a criança ser capaz de reconhecer letras, está a desenvolver uma série de competências que a prepara para aprender a ler.
Ouvir e falar são as bases indispensáveis para o desenvolvimento das primeiras competências de literacia. As crianças aprendem a ler combinando e juntando sons para formar uma palavra.
Este conjunto de competências é designado como consciência fonológica. Uma óptima forma de desenvolver estas competências fonológicas é com a rima e a aliteração [1].
Como ajudar o seu filho a aprender a ler
As rimas infantis são uma forma bastante interessante para a estimulação e o desenvolvimento da linguagem logo desde cedo. A uma primeira vista, as rimas parecem ser brincadeiras frívolas e músicas sem sentido que aprendemos e passamos de geração em geração.
Mas… sabia que as rimas encorajam a criança a adivinhar e prever palavras?
A antecipação de palavras é uma óptima base para aprender a ler, uma vez que ajuda o pequeno leitor a fazer previsões sobre o que acontecerá na história.
Esta antecipação auxilia a compreensão da narrativa, ajudando a criança perante dificuldades na leitura de determinada palavra. As ilustrações dos livros também fornecem pistas para os iniciantes na leitura.
As rimas ensinam os sons da linguagem
As rimas ensinam a criança acerca dos sons semelhantes ou parecidos que existem nas
palavras, ajudando-a a aprender conjuntos de palavras, tais como “cão, mão, balão, sabão, …”.
O treino destas competências leva à construção de uma biblioteca de sons no seu cérebro. O ritmo e a melodia que são empregues às rimas mostram à criança a “batida constante” e o ritmo da linguagem, o que ajuda não apenas na leitura em voz alta, assim como na conversação.
Aprender esta noção de ritmo permite a aprendizagem da noção de sílaba e onde colocar entoação nas palavras, aspetos estes importantes para aprender a ler. Os aspectos e variações da entoação, ritmo e acentuação na linguagem são pedras angulares para a fala!
Rima + aliteração = repetição de letras e sons
A Associação Australiana de Terapia da Fala encoraja a criança a ter “experiências linguísticas significativas através de histórias, música, rimas infantis, jogos e muitas repetições”.
As crianças adoram a imitação e a repetição. Confirme isto com um pai/mãe que tenha um filho que grite “Mais! Mais!” ou “Outra vez! Outra vez!” depois de uma música preferida, livro, jogo (ou comida!).
Repetindo sons e palavras, praticando palavras que começam pela mesma letra (ex: O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia), ou que terminam com o mesmo som (ex: O balão do João/ sobe, sobe pelo ar/ está feliz o petiz/ a cantarolar), ajudam a criança a dar forma a letras e palavras.
Além de que, acima de tudo, rimar é divertido!
[1] Aliteração consiste na repetição do som inicial (consoante ou vogal) ao longo de uma frase ou verso, como por exemplo, “O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia”.
Traduzido de: www.kidspot.com.au – https://goo.gl/uqGHqa