A prisão de ventre não é benéfica para a saúde e cria também um grande desconforto. Temos mesmo que recorrer a laxantes? Não! Conheça 7 dicas naturais para tratar a prisão de ventre.
Prisão de ventre: 7 dicas naturais para tratar
1. Aumentar a atividade física
O exercício físico aumenta a motilidade (movimentos) e o trânsito intestinal, sendo por isso um aliado contra a prisão de ventre.
2. Beber água
A água é essencial para o trânsito intestinal, mas é ainda mais importante quando se aumenta o consumo de fibra, o que é aconselhado em casos de prisão de ventre.
Aumentar o aumento do consumo de fibra sem aumentar o consumo de água, poderá levar ao efeito contrário.
3. Ameixas, kiwis e maçãs
A fruta, no geral, é uma excelente aliada contra a prisão de ventre, devido ao seu conteúdo em fibra.
Mas pode ainda fazer um acréscimo importante se optar por frutos como a ameixa e a maçã, já que estes são frutos ricos em sorbitol, uma substância adoçante, mas que é também um laxante natural.
4. Ameixas secas
Tal como as ameixas frescas, também as ameixas secas são uma fonte de fibra e de sorbitol. Assim, poderá incluí-la em algumas receitas em substituição do açúcar. Estará a conseguir um efeito 2 em 1 para a sua saúde!
5. Couve e feijão
A couve e o feijão (assim como outras leguminosas, como o grão) são geralmente postos de lado em caos de prisão de ventre, porque são associados ao inchaço e a dificuldades de digestão. Contudo, esta é uma ideia totalmente errada.
Desde que inseridos em pratos saudáveis e com uma ingestão adequada de água, quer os vegetais folhosos, quer o feijão ajudam a aumentar o trânsito intestinal.
6. Farelo de trigo e aveia
Os cereais, especialmente os integrais possuem uma boa quantidade de fibras que aumentam a atividade intestinal.
Para as alturas mais complicadas de prisão de ventre pode experimentar misturar uma colher de farelo de trigo numa bebida, preferencialmente água, e ingerir duas vezes por dia (note que não é mais do que aliar a fibra à água).
7. Iogurte
Os alimentos probióticos, como o iogurte, exercem um efeito benéfico na flora intestinal e na regulação do trânsito intestinal.
Consumir por rotina iogurte natural (sem adição de açúcares), é uma excelente dica para tratar (e prevenir) a prisão de ventre.
Dica extra: o uso por rotina de medicamentos laxantes e clisteres causa habituação, fazendo com que, aos poucos, o intestino não funcione sem aquela ajuda extra. Assim, será sempre preferível que adote estas dicas naturais.
Nutrientes essenciais e alimentação na gravidez: