A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou no início desta semana o mapa das urgências de obstetrícia e pediatria para o Inverno. Na pediatria, a região Norte garante 11 urgências abertas, o Centro oito e o Alentejo as três existentes.
Lisboa e Vale do Tejo apresenta oito urgências a funcionar em pleno, duas urgências com horário diurno e quatro urgências com constrangimentos, sendo assim a região mais afetada. O Algarve terá uma urgência em funcionamento pleno e uma com constrangimentos, em pelo menos um dos polos (Faro/Portimão), indica a mesma informação divulgada pelo SNS.
No que diz respeito a urgências de obstetrícia, o SNS afirmou que 13 maternidades vão estar em pleno funcionamento na região Norte. O Alentejo mantém as três unidades em funcionamento, enquanto o Algarve continua a ter a sua única unidade a funcionar também. No resto do país há mais constrangimentos, mais uma vez em Lisboa e Vale do Tejo.
A região vai ter apenas quatro das suas maternidades em funcionamento pleno. Outras oito terão encerramentos agendados, uma será deslocalizada por obras e haverá três maternidades do setor privado a funcionar para suprir as necessidades. A decisão é válida para os meses de outubro de 2023 a janeiro de 2024, em todas as regiões do país.
A direção do SNS destaca a importância de, antes do recurso e deslocação a unidades de saúde, os cidadãos devem contactar previamente a linha SNS 24 (808 24 24 24) e lembra que em situações de emergência, o contacto deve ser feito diretamente para o 112.
4 de outubro 2023