Leonardo Nicanor Quintero, um menino argentino de 12 anos, decidiu usar o quintal da casa da sua avó para criar uma “escola” para crianças carenciadas da região onde vive. Leonardo, conhecido por todos como “professor Nico”, começou a dar aulas a outras crianças quando tinha 8 anos.
Leonardo construiu uma escola no quintal de casa da avó, com os poucos recursos que possui, começando por dar aulas a crianças carenciadas, e mais tarde também a adultos. O menino já recebeu 36 alunos na escola improvisada que se situa em San Juan, na Argentina.
O “professor Nico” também é ainda estudante, sendo que depois de ir à escola durante a amnhã, se descola a pé durante 30 minutos para casa da avó Ramona, onde instalou a sua escola improvisada. Dá aulas entre as 14 e as 18 horas, no espaço a que chamou de “Patria y Unidad”, em português, Pátria e União. É comum que as horas de ensino se estendam, e a tarde fica completa com um espaço de recreio, onde os mais novos podem brincar juntos.
Esta escola não é oficialmente reconhecida pelo Governo argentino, mas isso não significa que as crianças e adultos que lá vão não estejam ali para aprender. Leonardo parece ter nascido para ser professor, educador e cuidador. Preocupa-se também com o bem-estar dos que frequentam a sua escola , e disponibiliza aos alunos chá nos dias mais frios e sumo nos dias mais quentes.
Com o apoio da família, especialmente da sua avó, Leonardo já convidou outros jovens de zonas próximas a juntarem-se a ele para que o projeto possa crescer. O professor Nico já é um fenómeno nas redes sociais graças à sua generosidade e empatia para com os que mais precisam.
10 de outubro 2023