Habilidades e competências necessárias para desenvolver a escrita e a leitura.
O desenvolvimento motor e linguístico, além de outros fatores, implicam direta ou indiretamente o desempenho formal da aprendizagem da leitura e escrita.
Aprender é algo único, e neste aspeto devemos valorizar as pequenas e altas habilidades das crianças, pois deste modo, precocemente perceberemos aquelas com mais habilidades para raciocínio, cálculo, e aquelas com habilidades mais linguísticas e assim, facilitando assim a sua integração no contexto pedagógico formal.
Habilidades e competências necessárias para desenvolver a escrita e a leitura
Os processos cognitivos que resultam em aquisição do processo de leitura e da escrita formam uma base, como apresentaremos:
1. Conhecimento de (leitura) e (nome) dessas letras
É importante que esse conhecimento não venha de uma sequência automática de memória do abecedário e sim de conhecimento e reconhecimento de grafemas e o nome que esses grafemas possuem.
2. Consciência fonológica
Envolve a habilidade em que a criança aprende a ouvir com o Ouvido Neurológico, associando sons e letras e com essas transposições entre os sinais auditivos corresponder-se a símbolos gráficos, oriundos das unidades articulatórios da fala.
3. Aptidões da fala e linguagem
Direciona a criança para dentro de um processo de aprendizagem formal, e através dele podemos entender que, quando uma criança está na escola, ela já adquiriu a fala (oralidade), já possui uma estrutura linguística oral, e a partir deste processo adquirido irá construir um novo processo: a escrita, e em consequência, a leitura.
Quando esta criança não tem uma boa estrutura de linguagem oral que comporte uma estrutura textual, dificilmente conseguirá fazê-lo dentro de uma estrutura na escrita.
Quando apresenta uma oralidade contaminada por substituições e omissões, essas trocas aparecerão no processo de aquisição da escrita, é necessário verificar suas estruturas anteriores (pré-requisitos) para que a possibilidade de transpor para leitura e escrita esteja adequada.
4. Atenção sustentada
Nascemos com uma atenção automática que é uma resposta aos estímulos e estes provocam essa atenção para uma resposta a estímulos fortes, com grande intensidade, e estes fazem seus registos de automatismo. É essa atenção que persiste na criança durante a aprendizagem informal.
Para integrarmos à aprendizagem formal (pedagógica) precisamos da extensão desta atenção voluntária, escolher o que queremos focar, saber relacionar com a situação e contexto escolar.
Mais do que isso, é necessário uma sustentação para este foco, que é uma habilidade que depende da maturação do lobo frontal, de uma maturação neurológica, que depende de muito treino, adaptação, adequação, e intensa participação da criança.
Esta atenção sustentada é que mantém as zonas de associação com a atenção auditiva para a aprendizagem, possibilitando a retenção, ou seja, a consolidação do conhecimento. Deste modo podemos compreender a necessidade e importância do treino dessa habilidade (talvez a que mais necessite de treino) na primeira infância (no ensino infantil pré-requisitos ligados a fase sensório-motor).
5. Memória operacional
Esta memória é que nos conduz à memória de trabalho, ou seja, é necessário muito treino com a memória operacional no período da aprendizagem informal para que através das habilidades exercitadas da criança, ela possa seguir para aprendizagem estrutural e assimilar o significado e significante dos símbolos sonoros.
Essa correspondência transforma-se em imagens mentais abstratas e concretas, em nomeação, relações de fatos com sons para que efetive as relações de oralidade e imagens (codificar e decodificar), estabelecendo significado ao que se aprende.
Neste processo complexo, a maturação neurológica, as zonas de aprendizagem e as relações nas áreas frontotemporais são essenciais: a memória auditiva de curto prazo relacionando-se com muitas associações para que a memória de longo prazo efetive o conhecimento e dê seguimento às próximas etapas linguísticas.
Artigo original: Fga: Profª Telma Pântano – Adaptação: Profª Lana Bianchi e Profª Vera Mietto – http://www.ceitec.com.br [consultado online em 1 de agosto de 2013]