Sabia que é possível tentar adivinhar o sexo do bebé sem exames, nem ecografias e logo a partir dos primeiros sintomas de gravidez? Chama-se Tabela Chinesa e promete adivinhar o sexo do bebé, algumas fontes referem uma probabilidade superior a 90%.
Esta tabela é largamente usada por mulheres grávidas e casais, para prever o sexo do bebé. Usando apenas a idade da mãe e o mês do conceção do bebé, pode ser possível adivinhar o sexo do bebé, sem qualquer exame.
Como surgiu a Tabela Chinesa de Gravidez?
Crê-se que a Tabela Chinesa foi criada durante a dinastia Qing (1644-1912) na China. Teria a função de prever o sexo dos bebés antes do nascimento. Ou mesmo programar a conceção do bebé, de forma a ser do sexo pretendido.
A tabela também é descrita por alguns, como um guia para os imperadores chineses pudessem escolher o sexo dos futuros filhos. Garantiam assim, a descendência através de filhos do sexo masculino, assegurando a linhagem da casa real.
Como funciona a Tabela Chinesa?
A tabela foi construída tendo por base o calendário chinês e não o calendário gregoriano, pelo qual nos regemos. Portanto, há que fazer a conversão da idade da mãe, para a sua idade lunar. Assim, deve-se adicionar 1 ano à sua idade real, para as nascidas entre Março e Dezembro. As mulheres nascidas em Janeiro e Fevereiro, não necessitam de ajustar a sua idade lunar. Usam assim, a sua idade real.
Por exemplo, para uma mulher nascida a 05.08.1988 que engravidou a 15.09.2018, a idade real na altura da conceção é de 30 anos, por isso a idade lunar é de 31 anos. No entanto, para uma mulher nascida em 22.01.1988 que engravidou a 15.09.2018, a sua idade real e lunar na altura da conceção é a mesma, de 30 anos.
Cruzando a idade lunar da mãe, com o mês de conceção, resultará um de dois resultados: menino ou menina.
Suporte científico da Tabela Chinesa
A Tabela Chinesa não é aceite pela comunidade científica, como uma ferramenta para para prever o sexo do bebé. Não existe qualquer suporte científico que justifique a influência da idade da mãe na conceção do bebé, na definição do sexo do bebé.
Sabe-se que o que define o sexo do bebé é o espermatozóide masculino. Este pode transportar o cromossoma sexual X ou Y. Um bebé será do sexo masculino, se o espermatozóide que fecundar o óvulo tiver o cromossoma Y; e do sexo feminino se o espermatozóide tiver o cromossoma X.
Em 2010 foi realizado na Suécia um vasto estudo para determinar a precisão da Tabela Chinesa. Foram estudados mais de 2,8 milhões de nascimentos entre 1973 e 2006. A conclusão é que a precisão da tabela é igual a 50%. A mesma probabilidade de prever o sexo do bebé atirando a moeda ao ar; ou de simplesmente adivinhar por palpite.
Para saber o sexo do do seu bebé com toda a certeza, deve aguardar pela ecografia morfológica, a realizar por volta das 20 semanas, ou fazer exame de sexagem fetal a partir das 7 semanas.