Brincar é um assunto sério, mesmo muito sério! Esta afirmação não poderia ser mais verdade. Brincar e aprender caminham de mãos juntas. É a brincar que as crianças – futuros adultos – põem um sentido ao grande quebra-cabeças que é mundo.
A notável educadora Maria Montessori já afirmava, e sabiamente: “brincar é o trabalho da criança”.
Porquê? Continue a ler e compreenderá porque é que brincar é realmente tão importante para o desenvolvimento das crianças.
Porque é que brincar é tão importante para a aprendizagem?
Efetivamente, brincar é a forma de garantir o saudável desenvolvimento do seu filho. Brincar é a melhor forma de promover o desenvolvimento de competências motoras, da linguagem, socialização, autoconsciência, bem-estar emocional e criatividade.
É a brincar que as crianças aprendem técnicas de resolução de problemas, pensamento abstrato e capacidade de aprendizagem.
Enquanto brincam, as crianças, de todas as idades, aprendem…da forma mais natural, agradável e eficaz.
Poderíamos concluir que brincar e aprender simultaneamente, equivalem verdadeiramente a “ouro sobre azul”.
O papel dos jogos no desenvolvimento das crianças
Neste contexto, os jogos e a forma como a criança brinca contribuem para o seu desenvolvimento global.
Efetivamente, com brinquedos educativos que proporcionem muitas horas de prazer, a aprendizagem para a criança torna-se sinónimo de brincadeira!
Os jogos educativos são perfeitos para a aprendizagem de novas competências na criança. Além disso, despertam e promovem a criatividade, o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e motor. As crianças aprendem enquanto jogam.
Assim, os pais irão beneficiar os seus filhos ao investirem em jogos educativos de qualidade. Estarão, deste modo, a facilitar a aprendizagem de conteúdos escolares, tornando-a um verdadeiro prazer. Além disso, como vimos, ao oferecerem jogos educativos aos filhos, os pais estão a aumentar a sua aprendizagem de competências fundamentais para vencerem na vida.
“O Corpo Humano”: uma coleção extraordinária e divertida
Precisamente a pensar nas vertentes brincar e aprender, a National Geographic criou a coleção “O Corpo Humano”. Esta coleção foi pensada para que as crianças aprendam enquanto se divertem.
“O Corpo Humano” proporciona uma viagem fascinante ao interior do corpo humano.
Fascículo, a fascículo, as crianças irão montar um esqueleto completo de 1,10 m de altura. Enquanto brincam com este magnífico esqueleto em tamanho real, descobrirão os ossos, os músculos e os órgãos principais que compõem o organismo humano.
Em cada fascículo são revelados os segredos do corpo humano, fazendo comparações com outros animais vertebrados. As crianças irão, em suma:
- Aprender os nomes das partes do organismo
- Saber como trabalham os diferentes órgãos do corpo
- Descobrir como mantê-lo saudável
É a coleção mais divertida, educativa e completa para conhecer o nosso corpo e aprender como funciona.
Em cada entrega incluem-se várias peças do esqueleto e divertidos fascículos com desenhos explicativos, gráficos, dados curiosos e divertidos, jogos práticos, experiências e conselhos.
Além disso, com esta coleção as crianças podem aprofundar matérias que aprendem na escola, sendo um excelente material de consulta que os vai acompanhar durante a aprendizagem.
Vejam o vídeo e no final faça o quizz, para além de um momento importante para toda a família, as crianças vão gostar e aprender mais!
Onde comprar a coleção “O Corpo Humano”?
Para comprar a coleção “O Corpo Humano” cliquem neste link ou dirijam-se ao quiosque mais perto. As diferentes entregas são compostas por um órgão, um músculo ou um osso do nosso corpo e um fascículo didático com conselhos e ilustrações. As primeiras cinco entregas são quinzenais e as duas primeiras têm um preço incrível. Aproveitem! Os vossos filhos divertem-se a aprender.
Mais informação sobre a coleção”O Corpo Humano”, aqui.
Sobre a National Geographic
Desde a sua fundação em 1888, a National Geographic Society financiou mais de 12.000 investigações, explorações e projetos de preservação da natureza em todo o mundo. Uma parte das receitas desta coleção apoia o trabalho sem fins lucrativos da National Geographic Society na conservação, exploração, investigação e educação.