Horta na varanda: como começar. Sim, nós sabemos que está muito em voga ter um jardim urbano ou uma horta na varanda ou no terraço. Contudo, como achamos ser uma moda muito saudável e uma excelente forma de a família passar tempo junta, decidimos partilhar o que sabemos!
Vantagens de uma horta na varanda para as crianças
Acima de tudo, consideramos que incluir os miúdos num projeto de horta na varanda só lhes irá trazer inúmeros benefícios:
- Ficam a conhecer a origem de muitos dos alimentos que consomem
- É uma aula de estudo do meio ao vivo e em campo
- Desenvolve o sentido de responsabilidade
- Estimula a autoestima, pois as crianças vêm e tocam o produto do seu esforço
- Fomenta o trabalho em equipa
- Promove o respeito pela natureza
- Poderá despertar o gosto pelo consumo de produtos hortícolas
- É uma atividade relaxante e que combate o stress
- Etc.
Mas antes de por mãos à obra…
Há aspetos a considerar antes de iniciar a horta urbana da família. Em primeiro lugar, há que avaliar o espaço, as condições e a viabilidade do mesmo. Vejamos o que deverá considerar antes de tudo:
- O condomínio (se existe) consente que tenham uma horta urbana?
- A varanda ou terraço tem estrutura para suportar o peso dos vasos e da terra?
- Quais são as dimensões do espaço?
- Quais são as condições climatéricas do espaço (se há vento, quantas horas de sol recebe, se tem muita sombra, calor, frio, etc.)?
- Mediante as respostas às questões anteriores, que plantas se pode cultivar?
- Qual vai ser o sistema de rega? Como evitar que caia água ou detritos para as varandas dos vizinhos?
- Haverá estruturas que possam apodrecer com o excesso de água da rega ou da chuva? Isso é importante pois irá influenciar o material dos vasos e contentores a escolher.
- Há tempo para cuidar da horta?
- Qual é o orçamento alocado ao projeto?
Rentabilizar o espaço disponível para a horta na varanda
Após verificar a viabilidade e desenhar o projeto geral para a horta na varanda, há agora que decidir como se vai aproveitar o espaço. Se a varanda ou terraço tiver uma dimensão generosa, poderão aproveitá-lo como horta e espaço “verde” de relaxamento simultaneamente. É como se ficassem com um novo compartimento na casa, mas ao ar livre.
Portanto, há que definir os espaços que vão receber as plantas. Podem fazer três tipos de aproveitamento:
- Vertical
- Suspenso
- Horizontal
1. Horta na varanda vertical
Em espaços pequenos, há que aproveitar as áreas disponíveis da melhor forma. Por isso, as paredes oferecem um enorme potencial em termos de espaço, ideal para pequenas plantas.
Uma forma bastante criativa e económica de o fazer é com paletes. As paletes são afixadas à parede e preenchidas com terra. Pode ainda afixar um painel ripado ou em rede à parede e depois pendurar lá os vasos. Estes painéis podem ser adquiridos em qualquer loja com produtos para jardins.
No entanto, com esta opção deverá planear como será feito o escoamento da água da rega, já que esta poderá verter para o solo.
Pode ainda escolher um sistema em escada, que além de prático e oferecer canteiros com profundidade, é atraente.
O tipo de plantas a escolher deverão ser as que necessitam de menos terra, como ervas aromáticas, por exemplo, e as trepadeiras, como feijão, tomate cherry e ervilhas.
2. Horta suspensa
Se esta opção for também possível, o teto e as grades da varanda oferecem igualmente bastante potencial em termos de espaço. Esta opção é ideal para espaços muito pequenos.
Pode colocar ganchos no teto por cima da varanda e pendurar vasos para suspensão. Pode ainda pendurar floreiras retangulares nas grades ou muro da varanda podem. Não se esqueça de garantir que os vasos e floreiras ficam bem presos e não correm o risco de cairem com uma rajada de vento, por exemplo.
No entanto, este tipo de vasos ou floreiras correm maior risco de seca. Por isso deve selecionar plantas mais resistentes a condições de secura ou que sejam mais pequenas. Contudo, algumas floreiras têm integrado um sistema de retenção da água da rega. Neste tipo de contentores pode ter morangos, alface, rúcula e ervas aromáticas por exemplo.
3. Horta horizontal
Se tiver um espaço mais generoso, poderá receber vasos ou contentores de dimensões mais generosas. Não se esqueça de verificar se a estrutura da varanda aguenta o peso. Os vasos grandes são bastante mais versáteis em termos do que pode plantar. Além disso, oferecem a vantagem de criarem espaços verdes atraentes.
Os vasos em barro ou cerâmica são a opção mais pesada. Para opções mais leves, pode escolher o plástico, a resina e o alumínio. Alguns têm integrado um sistema de retenção da água da rega, o que pode ser bastante vantajoso.
As opções de plantio são bastante mais alargadas. Pode plantar praticamente tudo o que poria numa horta tradicional pois o espaço e a profundidade são maiores. Aqui pode por batatas, cenouras, nabos, couve, cebolas, brócolos e muitas outras opções.
Deverá ter em atenção o crescimento de cada planta de forma a que haja espaço. Não se esqueça também que não irá conseguir alimentar toda a família com a produção de uma varanda, mas correndo tudo bem, irá conseguir fazer umas boas refeições.
Não desistam à primeira, pois irão todos aprender com os erros! E isso é também bom!