A letargia é um estado que pode afetar tanto adultos, como bebés e crianças pequenas. Embora um adulto possa expressar os sintomas que está a experienciar, com os bebés e as crianças muito pequenas já não é assim.
Portanto, temos que estar atentos a alterações nos comportamentos, hábitos, apetite, e outros fatores que possam indicar que algo não está bem. Certos sintomas exigem ainda cuidados médicos urgentes. A letargia poderá ser um desses sintomas.
Como se define a letargia?
A letargia é uma condição que poderá indicar algum problema de saúde subjacente.
Em termos gerais, a letargia pode ser definida como uma sensação de fadiga, acompanhada de uma ausência de energia e motivação, tanto a nível físico como mental. Uma pessoa neste estado poderá demonstrar indiferença perante as suas atividades diárias normais.
Nos bebés e crianças a letargia consiste numa redução do nível de consciência, como a ausência de interação com o seu meio à sua volta, fadiga ou mesmo deixar de reconhecer os pais ou prestadores de cuidados.
Se o seu filho é uma criança que está normalmente a transbordar de energia, se ficar repentinamente letárgico, isto poderá ser sinal que algo não está bem.
Quais são os sintomas de letargia?
Um bebé ou criança com letargia poderá estar com um problema de saúde subjacente. Este estado poderá ser acompanhado de outros sintomas, que se manifestam da seguinte forma:
- Falta de energia
- Menos períodos de atividade e mais tempo a descansar
- Apatia com fadiga extrema
- Maior rapidez do que o normal a ficar com cansaço ou fadiga
- Falta de entusiasmo ou de vontade de participarem nas atividades que gostam
- Maior lentidão nos progressos na creche ou infantários
- Sensação geral de tristeza
Em que situação a letargia requer uma ida às urgências?
A letargia só por si, não constitui uma urgência médica. Contudo, poderá ser o primeiro sinal de doença no bebé ou criança. De forma geral, se reparar que o seu filho está diferentes a nível de reações ou comportamento, deve levá-lo ao médico.
Por outro lado se o seu filho experienciar os sintomas abaixo, ou aparentar um estado semelhante a coma, esta passa a ser considerada uma urgência médica.
Bebés
- Dificuldade em despertar
- Apatia
- Sintomas de desidratação (boca seca, fraldas pouco molhadas, ausência de lágrimas ao chorar)
- Febre alta
- Vómitos durante mais de 12 horas
- Erupção espontânea na pele
Crianças
- Alterações comportamentais a acompanharem a letargia
- Estado semelhante a coma, como não se mexer, não responder a perguntas e não falar
A letargia poderá indicar o quê?
Frequentemente, a letargia é associada à presença de um problema de saúde pois quando estamos doentes, o nosso organismo requer mais energia para lutar contra os fungos, vírus ou bactérias invasoras e que causaram essa doença.
O estado de letargia numa criança poderá indicar que esta poderá ter um problema de saúde como uma alergia, mas também algo mais grave como meningite ou até mesmo um tumor cerebral.
Os bebés e crianças possuem um sistema imunitário que se encontra em desenvolvimento. Por isso, são mais suscetíveis a ficarem doentes. Quando mais cedo for a doença diagnosticada, mais cedo inicia o tratamento. Deve, portanto, levar o seu filho ao médico se ele se apresentar letárgico.
Sendo assim, deverá estar atento a outros sintomas que possam acompanhar a letargia, tais como:
- Alterações no apetite
- Falta de ar
- Passar o dia todo a dormir
- Tosse
- Prisão de ventre
- Fraqueza muscular
- Etc.
Fontes: Healthline, Headsmart, Medscape, Stanford Children’s Health e Seattle Childrens
A informação presente neste artigo não pretende, de qualquer forma, substituir as orientações de um profissional de saúde ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.
Assim sendo, perante qualquer incómodo, aconselhamos que se desloque ao seu médico assistente a fim de obter o diagnóstico e tratamento adequado.