Já ouviu falar do quiet book? Apesar de a tradução literal ser “livro calmo ou da calma”, em português é ainda conhecido como livro sensorial, livro de pano e livro de feltro. Este artigo explica o que é um quiet book, qual a sua finalidade, benefícios, o que pode conter e dicas para produzir um para os seus filhos.
O que é um quiet book e para que serve?
Um quiet book, ou livro sensorial, é, como o nome indica, um livro destinado a estimular os sentidos do bebé ou criança. Pode ser dedicado a um tema específico (as cores, por exemplo) ou contar uma história (O Patinho Feio, por exemplo).
O quiet book é produzido a partir de pano, feltro, botões, fechos-éclairs, feltro adesivo e outros materiais. Apresenta várias texturas, formatos, cores e peças destacáveis. Estas peças são coladas ou cosidas ou destacáveis com feltro e convidam à ação.
Este brinquedo altamente educativo foi desenvolvido pela famosa educadora Maria Montessori. Como deverá já saber, este método preconiza a criança como estando naturalmente motivada para a aprendizagem e, assim, capaz de iniciar ela própria a aprendizagem.
O quiet book estimula a criança a aprender autonomamente através da exploração e experimentação.
Como é um quiet book?
De forma geral, o quiet book conta uma história ou ensina algo como as cores, as ferramentas, os números, como funciona uma quinta, etc. O livro possui várias páginas em tecido ou feltro, normalmente com cores estimulantes e peças destacáveis para organizar ou simplesmente interagir.
Em cada uma dessas páginas a crianças é convidada a desempenhar determinadas tarefas, como tirar as maçãs de uma árvores e colocá-las num bolso que simula um cesto, abrir um fecho-éclair e tirar de lá de dentro uma figura geométrica, colar peças nos sítios correspondentes, apertar uns atacadores e muito mais. A imaginação é o único limite aqui!
Para que idade é recomendado?
O quiet book é perfeito para estimular os sentidos de bebés com apenas alguns meses de idade. Na verdade, é o primeiro livro que um bebé pode “ler” de forma autónoma devido à sua interatividade.
Para crianças de dois a três anos de idade, um quiet book será naturalmente mais complexo. Um quiet book pode ainda ser estimulante para crianças maiores, se for ainda mais elaborado. As crianças maiores podem inclusivamente participar na sua produção, o que pode constituir uma valiosa forma de fortalecer os laços entre pais e filhos.
Quais são os benefícios dos quiet books?
Os benefícios de interagir com um quiet book são imensos, alguns dos quais já deve ter deduzido através da informação apresentada acima. Além da componente lúdica, são livros muito versáteis e podem ser transportados para todo o lado pois são pequenos e leves.
Além de oferecer experiências únicas, um quiet book promove numerosas competências no bebé e criança:
- Desenvolve a motricidade fina
- É uma incrível experiência sensorial
- Oferece à criança o controlo total das tarefas a desempenhar
- A aprendizagem é feita de forma lúdica e ativa
- Estimula o desenvolvimento cognitivo, nomeadamente o raciocínio lógico
- Ajuda a aprender a resolver problemas
- Desenvolve a memória
- Mantém a criança relaxada
- Treina a concentração
- É ainda uma ótima alternativa ao smartphone, quando a criança está fora de casa e fica entediada
Como fazer um quiet book?
É verdade que pode comprar um quiet book para o seu filho. Existem muitos lindíssimos no mercado e com preços variados. Mas não é tão difícil como parece produzir um quiet book . A vantagem é que um produzido por si (e com ajuda do seu filho, se preferir) será único, além de totalmente personalizado e de acordo com os gostos do seu filho.
1. A primeira coisa a fazer é escolher o tema: a história da Rapunzel, os números, a vida na quinta, as horas, os animais da selva, etc. Claro, que não tem forçosamente que escolher um tema. Pode simplesmente fazer páginas com temas aleatórios.
2. Seguidamente, decida os conteúdos do livro e esboce o que irá conter cada página. Decida se o livro irá ter as páginas cosidas umas às outras, podendo ser folheado como um livro de papel ou cartão, ou então se vai fazer folhas separadas e colocá-las numa capa de argolas. A vantagem da última opção é que pode retirar e adicionar novas folhas.
3. Reúna os materiais necessários, incluindo moldes, tecidos, feltro, cola, tesoura, agulha, régua, linha de coser, lã, feltro adesivo, fivelas, botões, cordão e outros materiais. Assegure-se que os materiais são seguros e não apresentam qualquer risco de asfixia ou engasgamento.
Ideias de convite à ação por parte da criança num quiet book:
- Portas em feltro que podem ser abertas e fechadas
- Bolsos e envelopes para colocar ferramentas ou outros objetos destacáveis
- Relógio com ponteiros movíveis
- Árvore com frutos destacáveis
- Figuras geométricas destacáveis para colocar no lugar certo
- Uma pizza com vários ingredientes destacáveis
- Sapatilhas ou sapatos com atacadores
- Fivelas
- Figuras com cabelo comprido que pode ser entrançado
- Roupa destacável para vestir
- Laços que podem ser desfeitos
- Um céu com estelas e planetas destacáveis
- As quatro estações, com folhas verdes, folhas vermelhas, frutos, o sol, flocos de neve, flores, nuvens, etc.
- Guizos e materiais que emitam sons
4. Agora vem a parte divertida. Mãos à obra! As folhas deverão ser preferencialmente entre os 20 e 25 centímetros. Inspire-se, corte os pedaços de feltro e outros materiais e comece a fazer magia.