Como ensinar as texturas às crianças? A experimentar! Mal começam a poder movimentar-se sozinhas, as crianças adoram experimentar, tocar, sentir. Nada lhes escapa. Um cheiro diferente, uma forma estranha ou uma textura que cause uma sensação especial despertam a sua curiosidade. Tudo é novo, tudo está por descobrir!
As várias texturas são parte importante dessa aprendizagem. E a única forma as aprenderem é a experimentá-las. E como as crianças, gostam de tocar em tudo, é já um ponto a favor. O resto, depende da imaginação.
Em casa, pode motivar o seu filho a aprender a distinguir as várias texturas através de brincadeiras ativas e direcionadas. A criança irá assim aprender, mas a brincar: vocabulário novo, conceitos básicos de ciência, análise e ainda desenvolver os sentidos o tato e visão.
Apresentamos seguidamente algumas ideias de atividades a fazer para as diferentes texturas. Procure variar, usando texturas naturais (árvores, folhas, grãos…) e fabricadas (pelo artificial, paredes, tecidos…).
Duro
Materiais: pedras, cubos de brincar, leguminosas secas, tijoleira, madeira legos, loiça em vários materiais, etc.
Peça à criança que feche os olhos e faça-a tocar em vários materiais duros que ela tentará adivinhar.
Use peças legos e peça para ela contar quantos pinos (as protuberâncias que permitem o encaixe com as outras peças) tem cada uma.
Mole
Materiais: almofadas, leguminosas cozidas, barro, plasticina e outros materiais de modelar que sejam moles.
Pergunte à crianças se consegue mudar a forma do material que tem na mão. Pode também pedir-lhe que molde uma bola, um cilindro, um ovo ou outra figura geométrica com um pedaço de plasticina. Compare com materiais duros que não podem ser moldados.
Viscoso
Materiais: slime, creme do corpo ou sabão líquido.
Peça mais uma vez à criança que tente moldar um dos materiais acima. O slime é perfeito e as crianças adoram brincar cos esse material devido à sua textura. Compare com os materiais moles que são mais moldáveis.
O viscoso, por outro lado, costuma ser também escorregadio. Teste-o, deixando-a por creme nas mãos e pedindo que abra uma torneira, por exemplo. Risos garantidos!
Liso e macio
Materiais: godos de praia, papel, bolas pequenas de brincar, berlindes, superfície de uma mesa, seda, pelo, tijoleira, folhas
Ponha a criança a tentar fazer deslizar uma bola pequena ou mesmo um berlinde sobre uma superfície lisa. Compare ao pô-la a deslizar o mesmo objeto sobre uma superfície áspera ou rugosa.
Áspero e rugoso
Materiais: chão irregular, sal, açúcar, areia, cascalho, lixa, esfregão da loiça
Peça à criança para experimentar sobre a pele (cuidadosamente) a textura da lixa ou do esfregão. Pergunte-lhe o que sente. Repita o mesmo com um tecido ou outro material macio e pergunte-lhe a diferença na sensação.
Pode também pedir (como acima) que a criança tente fazer deslizar uma bola pequena ou mesmo um berlinde sobre uma superfície lisa. Compare ao pô-la a deslizar o mesmo objeto sobre uma superfície áspera ou rugosa.
Felpudo
Materiais: algodão, penas, pelo artificial ou natural.
Se tiver um animal de estimação com pelo, pode pedir à criança que passe a mão e diga qual a sensação. É felpudo e macio ou áspero? Peça para a criança atirar várias peças felpudas ao ar (claro que não o seu gato ou cão) e depois algumas mais duras e perguntar quais demoram mais tempo a chegar. Pode apontar a diferença de peso.
Para todas as texturas
Materiais: vários
Que tal uma caça ao tesouro com as texturas? Esta atividade é ideal para mais que uma criança. Dê-lhes um recipiente e elas têm que procurar uma peça para cada textura. Pode fazê-lo dentro de casa ou num espaço verde. Quem acabar primeiro de recolher um objeto para cada textura ganha. Vai ser muito divertido, verá e uma ótima desculpa para as levar para o ar livre e fazem também exercício!
E que tal jogar à cabra-cega com as texturas? Arranje vários objetos de diferentes texturas. A criança ou crianças de olhos vendados têm que ir procurar um objeto macio, por exemplo. Quem conseguir primeiro ganha. Tenha cuidado e verifique que não há perigos, como cantos de mesas bicudos, por exemplo.