Imagem retirada de Bedtime Short Stories
História do Cão e do Osso: uma fábula de Esopo. Esta fábula é ideal para contar ou ler às crianças mais pequenas pois é curta e de fácil compreensão.
Era uma vez…
Era uma vez um cão que era muito, muito guloso. Não resistia a qualquer petisco que lhe oferecessem.
Um dia, o nosso cão ao passar pelo talho perto de sua casa, recebeu um osso de presente. Todo contente, agarrou o osso nos dentes e decidiu ir para o parque deliciar-se a roer calmamente o seu petisco.
Ao passar por uma ponte por cima de um lago, olhou para a água e viu outro cão com um osso, tal como ele. Cheio de água na boca, decidiu ir roubar o osso ao outro cão. Assim, ficaria não com um, mas com dois ossos para roer!
Ao chegar ao lago, largou o seu osso para poder tirar o osso ao outro cão. Porém, o seu osso caiu à água e deixou de ver o outro cão e o outro osso. O nosso cão guloso, ficou assim sem nenhum osso.
Por causa de ter cobiçado outro osso, ficou sem o osso dele e sem o outro também.!
Moral da História do Cão e do Osso
A História do Cão e do Osso é muito simples e ensina uma importante lição: devemos cuidar e valorizar o que é nosso, em vez de andarmos a cobiçar o que é dos outros.
Há dois ditados populares que se aplicam na perfeição à moral desta fábula; provavelmente já adivinhou quais são…
“Quem tudo quer, tudo perde”
“Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar”
As fábulas são histórias com uma vertente muito educativa pois demonstram se certo comportamento é prejudicial ou benéfico. Em suma, ensinam sempre uma lição ou moral.
As personagens das fábulas são animais com características e comportamentos humanos. É através de uma ação do quotidiano que se
É graças a Esopo que a fábula ascendeu a género literário. Este escritor, fabulista e contador de histórias viveu já há mais de 2500 anos, na Grécia Antiga. Hoje em dia, as suas fábulas continuam a ser muito populares.