Os livros para bebés são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo da criança. Além disso, ler-lhes um livro é um momento divertido tanto para os pais quanto para os bebés, que ajuda a estabelecer uma rotina que irá reforçar o vínculo afetivo entre as partes, estimula o gosto futuro da criança pela leitura.
Enquanto bebés, é normal que o bebé roa e rasgue alguns livros – afinal, nos primeiros meses é assim que as crianças exploram o mundo, com as suas mãos e boca. Por esse motivo, o ideal será escolher livros de plástico, de banho ou mais resistentes, com capas rijas e páginas grossas reforçadas.
É também fundamental que tenha em conta as cores, as texturas e sons, especialmente nos primeiros meses de vida, já que a criança responde mais facilmente a estes estímulos. A interação com o livro não deve ser privada já que a criança, como mencionado anteriormente, descobre o mundo através do tato, dos sons, da audição e da visão.
De acordo com estudos recentes, a qualidade e a quantidade de livros partilhados são importantes para os bebés, visto influenciarem diretamente o vocabulário durante a infância, as habilidades de leitura e a capacidade de escrita.
No entanto, é essencial que os livros sejam adequados à faixa etária em que se encontram. É por essa razão que deixamos no artigo 10 sugestões de livros para bebés.
10 Livros para bebés
Até aos 6 meses os livros devem ter pouco ou nenhum texto e conter imagens grandes muito constrastadas. Já entre os 7 e os 12 meses, como os bebés já começam a compreender algumas das palavras, pode introduzir livros com algumas palavras ou frases curtas. A partir dos 12 meses pode ir ficando mais complexo e ir apresentando alguns conceitos, como emoções
Ovelha
de Yoyo Studios
Estes livros em tecido de veludo contam com uma paleta de cores simples e ilustrações bordadas. Com a ausência de texto, os pais podem criar uma narrativa e brincar com diferentes tipos de voz consoante a ilustração de cada página. As fitas coloridas estimulam o desenvolvimento sensorial do bebé.
A simplicidade nos tons, nos desenhos e no design ajudam a envolver o bebé no momento, absorvendo toda a sua atenção.
Este livro faz parte de uma coleção da Yoko Studios. A par deste, pode adquirir ainda o “Cão” e o “Gato”. É indicado para crianças até aos seis meses de idade.
Onde está o mocho?
de Ingela P. Arrhenius
Este é um livro cartonado, com elementos interativos, abas de feltro que promove a brincadeira e estimula os sentidos. Ideal para brincar às escondidas com os mais pequeninos, é aconselhado para bebés com mais de seis meses de idade.
Primeiras 100 Palavras
de Dom Queixote
Neste livro poderá encontrar as primeiras palavras aos mais pequenos com recurso às ilustrações. Pode ser utilizado após os 6 meses de idade.
O Bolinha e o Livro das Cores, Formas e Números
de Eric Hill
A aventura de descobrir coisas novas e divertidas na companhia do Bolinha, o simpático cachorrinho que até os pais nascidos na década de 80 ou 90 se devem lembrar. Ideal para ser apresentado a partir dos seis meses de idade.
O Gato Gaspar: O Livro do Banho
de Faye Wiliamson
Este livro colorido é à prova de água, sendo uma boa solução para entreter o bebé nas rotinas do dia a dia como tomar banho. Além disso, tem sons, o que ajuda a captar a atenção do bebé. Pode ser lido a bebé com mais de seis meses de idade.
Abraça-me – Macaquinho
de Tanja Louwers
Os braços macios do macaco são perfeitos para dar abraços e muitos mimos. Com este livro, pode brincar com o seu filho enquanto lhe lê este livro-fantoche interativo.
Com o “Abraça-me Macaquinho” pode estimular a interação através da utilização do fantoche à medida que lê a história. É aconselhado para bebés com mais de 12 meses.
Conceitos – Caixa dos Tesouros
de Joana Jesus
Este é um conjunto de seis livros temáticos (objetos opostos, cores, objetos, roupa, veículos e números) com cores fortes e que vão ajudar o bebé a estabelecer uma ligação do bebé com o livro.
A caixa tem uma tampa magnética e funciona como um puzzle para o bebé colocar o livro em cima da imagem correspondente. É adequado para os bebés com mais de 12 meses.
100 Primeiros Conceitos
de Jacanradá Editora
Este livro de imagens e conceitos simples são ideias para as primeiras aprendizagens de cores, números, formas e palavras. É uma forma de ensinar enquanto brinca com o seu filho cm mais de um ano de idade.
Animais da Selva
de Jacarandá Editora
A partir dos 12 meses, a maior parte das crianças tem uma relação de grande proximidade com os animais, tendo muita curiosidade sobre estes. O livro com textos simples e os elementos fotográficos permitem captar com mais facilidade a atenção dos mais pequenos.
O livro tem a oferta de 3 puzzles de 6 peças que permite treinar o raciocínio, a observação e treinar ainda a concentração. Aconselhado para bebés com mais de 12 meses.
O Monstro das Cores
de Anne Llenas
N'”O Monstro das Cores” é através das cores que as emoções são explicadas às crianças.
O monstro muda de cor consoante o que está a sentir, mas não percebe porque isso acontece. Uma menina sua amiga explica-lhe então o que significa estar triste, alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.
É um ótimo livro para dotar o pequeno de ferramentas para reconhecer e gerir as suas próprias emoções. Trata-se de um livro que pode ser apresentado a crianças a partir dos 18 meses.
Aproveite as dicas e o tempo disponível para viajar com o seu pequeno pelo mundo das histórias e das descobertas. Será henriquecedor para ambos, temos a certeza!