O bebé cresce a um ritmo extraordinário e de dia para dia adquire novas competências. Com apenas 12 meses de vida, o bebé é um ser muito mais autónomo. No primeiro ano, adquire e desenvolve uma série de competências. Os dois primeiros anos de vida são de extrema importância. Muitas das qualidades que adquire durante este período marcam-no para a vida.
O que faz o bebé com 7 meses
Aos 7 meses, o bebé descobre que é capaz de se sentar sozinho, sem ajuda para se elevar ou apoio e de controlar a sua postura sentada. O seu corpo está cada vez mais forte e, por volta dos 8 meses, pode começar a gatinhar.
A capacidade de se movimentar sozinho, dá ao bebé um notável sentido de poder e de realização, o que representa uma grande mais-valia para a sua autoestima. O bebé já não precisa de ajuda para chegar a um determinado local ou para alcançar aquele brinquedo tão especial!
Esta fase é um mundo de descoberta para o bebé mas toda esta mobilidade também traz riscos e, por isso, é tão importante preparar a casa para que o bebé circule com segurança.
Cada vez mais adaptado à nova dieta, começa a expressar preferências gastronómicas.
O bebé:
- Gosta de comunicar com outros bebés e usa todas as competências adquiridas até aqui para estabelecer essa comunicação e se relacionar;
- Palra, ri;
- Gesticula;
- Parece ser capaz de “conversar“;
- Tem preferência por caras familiares mas também está à vontade com estranhos;
- Passa os objetos de uma mão para a outra;
- Consegue segurar em dois objetos ao mesmo tempo;
- Atira intencionalmente objetos para o chão;
- Gosta de morder;
- Quando deitado, procura sentar-se e levantar a cabeça;
- Inicia a transição de sentado para deitado de barriga para baixo;
- Coloca as mãos para a frente, mas não suporta o peso e cai para a frente.
Embalar ritmicamente o bebé proporciona-lhe prazer e segurança. Gosta de cócegas e que o movimentem no ar. Brincar com o bebé, cantar canções de embalar ou contar histórias ajuda o bebé a desenvolver a sua memória.
Cada vez mais curioso, o estímulo externo e o apoio dos pais é fundamental para o seu desenvolvimento motor, para a linguagem e para aprender novas competências.
O que faz o bebé com 8 meses
O bebé gosta de explorar e de se movimentar, testando os limites dos movimentos do seu corpo. Tudo é novo e o bebé tem uma curiosidade enorme em conhecer tudo o que o rodeia.
O bebé:
- Relaciona-se com pessoas específicas que conhece bem e desconfia de estranhos;
- Interessa-se pelos sons e movimentos que as pessoas produzem;
- Gosta de estar acompanhado;
- É muito curioso e interessa-se por tudo o que se passa à sua volta;
- Interage cada vez mais com o meio envolvente;
- Pronuncia vogais, consoantes e até sílabas (“um”, “da”, “ma”);
- Gosta de conversar;
- Estabelece contacto visual e interage.
Quando deitado de barriga para baixo, consegue rolar para se sentar sem ajuda e balança o corpo quando ajoelhado com as mãos apoiadas nos joelhos. Inicia a transição de sentado para deitado de barriga para baixo e, em breve, começa a gatinhar.
Segura em dois objetos ao mesmo tempo e usa o polegar para agarrar melhor os objetos. Adora atirar tudo para o chão: brinquedos, colheres e outros objetos. Como leva tudo o que apanha à boca, o ambiente em que o bebé se descola deve ser protegido.
Depois de se manter sentado sem ajuda, tudo o que tem que fazer é pôr as mãos no chão, balançar-se sobre as mãos e os joelhos e gatinhar. A partir deste momento, o seu mundo não voltará a ser o mesmo!
Consegue ver de forma cada vez mais nítida os objetos a longa distância e distingue bem as cores. Nesta idade já não deverá ter sinais de estrabismo.
O que faz o bebé com 9 meses
Dos 9 aos 12 meses o bebé experiência uma fase única de crescimento e mudança, caracterizada por um aumento na sua autonomia e desenvolvimento das suas capacidades.
Dentro destas, destaca-se uma maior da coordenação entre o olhar e os movimentos que, aliada ao apurado sentido de descoberta, remete o momento da refeição para um momento de aprendizagem e de crescimento, onde se inclui a frequente tentativa de se alimentar sozinho. Experimente dar-lhe alguns alimentos para comer à mão.
Comece por alimentos que se derretem na boca (cenoura, brócolos, maçã, ameixa, pero, marmelo ou pera cozidos a vapor) e passe aos que devem ser trincados quando nascerem os dentes e se o bebé estiver à vontade com eles (pepino e cenoura cozidos a vapor e cortados aos palitos, por exemplo).
O bebé:
- Distingue os familiares de pessoas estranhas;
- Tem noção do objeto permanente, começando a criar ligações emocionais com pessoas e objetos;
- Está prestes a dizer a sua primeira palavra;
- Compreende o significado da palavra “não“;
- Usa “papá” e “mamã” com significado;
- Aguenta o peso do corpo quando está de pé mas ainda não se consegue equilibrar.
O bebé senta-se sozinho por 10-15 minutos e consegue sentar-se de lado. Alguns bebés gatinham a grande velocidade e deslocam-se para todo o lado fortalecendo todos os músculos necessários para a próxima etapa: andar.
Adora puxar a toalha da mesa, abrir e esvaziar armários, espalhar tudo o que encontra,… esta fase é particularmente sensível em termos de segurança. Móveis, esquinas, fichas elétricas, tudo deve ser devidamente protegido e os objetos e substâncias perigosas arrumados em local vedado à criança.
O bebé adora cantigas e lengalengas, brincar com a água do banho e brinquedos que façam barulho. Começa a demonstrar preferência por certos sabores e é possível que prefira e rejeite certos alimentos. Contudo, não desista à primeira. Está provado que são necessárias várias tentativas para o bebé aceitar alguns alimentos.
O que faz o bebé com 10 meses
Com 10 meses de idade, o bebé dorme cerca de 11 a 15 horas por dia. As pequenas sestas ajudam-no a recuperar a energia de que precisa para brincar quando está acordado.
Com ajuda, bebe o leite ou água pelo copo. Gradualmente interessa-se pela comida do adulto e leva os alimentos à boca, que mastiga. Como já não se engasga tão facilmente, esta é uma boa altura para oferecer novos alimentos que podem ser comidos à mão cortados em pequenos pedaços como fruta ou legumes cozidos.
Demonstra afeto pelos pais e pelos cuidadores mais próximos e pelos irmãos e reage negativamente face à presença de estranhos, que afasta. O bebé começa a acenar para cumprimentar ou para se despedir. Incentive este comportamento, correspondendo-lhe. Sorria para ele quando o fizer.
Consegue ficar sentado sem apoio e apoia-se nos móveis ou no adulto para se levantar. Pode rastejar ou gatinhar movimentando-se livremente de um lado para o outro. Experimente-se agarrá-lo pelas mãos para se apoiar ao dar os primeiros passos, ainda muito inseguros. Coloque uma manta no chão e deixe-o andar descalço ou de meias.
Já consegue agarrar objetos pequenos entre o polegar e o indicador e atira-os para o chão de forma intencional.
Brinque com o bebé em frente ao espelho enquanto aponta para as partes do corpo que vai enumerando. Adora brinquedos de cores fortes, que produzam ruído ou sons musicais. Alguns brinquedos vão ajudar o seu bebé a explorar e a descobrir coisas novas:
- Brinquedos de empilhar e construções;
- Brinquedos que imitam os objetos dos adultos e que produzam barulho (telemóvel, telefone, relógio);
- Brinquedos de borracha para apertar;
- Livros ilustrados;
- Bonecos e carrinhos (compactos, sem peças que se possam separar facilmente).
O que faz o bebé com 11 meses
Com 11 meses de idade, o bebé dorme entre 12 a 15 horas, distribuídas por sono noturno e sestas diurnas.
Começa a exercitar grupos musculares maiores, empurra os brinquedos e outros objetos, atira objetos intencionalmente, trepa e sobe para os móveis. Consegue manter-se algum tempo de pé, sem qualquer apoio e senta-se sem ajuda e por iniciativa própria.
Consegue gatinhar e andar agarrado às coisas. Nem todos os bebés gatinham, o que não significa que não tenham a capacidade de o fazer. Em breve, dará os primeiros passos. Incentive-o a movimentar-se afastando brinquedos ou apoiando-o para andar.
Domina alguns movimentos finos, como a pinça com os dedos e o polegar, muito útil quando tenta alimentar-se sozinho ou segurar nos brinquedos. Incentive-o a alimentar-se sozinho e a beber pelo copo, apesar de ainda precisar de ajuda para o fazer.
Quando gosta ou quer um objeto, aponta para ele. Ajuda a vestir-se, dando a mão ou o pé.
Nesta idade, o bebé compreende e imita regras e rotinas sociais. Adora a companhia dos pais e manifesta todo o seu carinho com abraços e mimos. Já reconhece o seu nome.
Ouve com atenção os adultos a falar e procura imitar sons e palavras e utiliza sons e tons diferentes para expressar sentimentos como a surpresa ou o medo. Repita o nome dos objetos e das partes do corpo. Diga-o nas situações mais simples do dia a dia como quando está a cozinhar, a vestir, a passear ou a cuidar do bebé.
Distingue padrões sonoros e palavras em qualquer língua. Irá aprender os sons e as regras das línguas a que estiver mais exposto.
Os livros são um dos brinquedos preferidos do bebé. Use as ilustrações para lhe ensinar as cores, o nome dos animais e as primeiras letras. Dê asas à imaginação e construam novas histórias com base nos desenhos.
O que faz o bebé com 12 meses
Com 12 meses, é muito provável que a dieta do bebé se aproxime da do resto da família. Os primeiros sabores estão conquistados e o bebé vai ter vontade de provar novos alimentos à medida que cresce e vê a comida dos adultos. Gosta de segurar a colher apesar de ainda não dominar o seu uso completamente e bebe por um copo com ajuda.
Apesar de ainda não dominar o uso da colher, é importante deixar que o bebé tente alimentar-se sozinho. Demora mais tempo e suja tudo à sua volta mas ajuda a ganhar confiança, sentido de independência e destreza manual.
A rotina do sono também deverá estar regulada e o quarto tornou-se no principal espaço para dormir e fazer as sestas diurnas. Como adora imagens, use livros com ilustrações coloridas para lhe contar a história para adormecer. Construam novos cenários juntos a partir das imagens.
Ao nível das emoções e das relações sociais, a criança faz tudo para agradar aos pais. Se alguma coisa que faz provoca o riso ou o aplauso, repete-a. Quando se separa dos pais, pode sofre de ansiedade de separação, especialmente se vai entrar agora para a creche.
Ainda receia pessoas estranhas e pode esconder-se atrás de quem confia, para se sentir seguro. Faz muitos jogos de imitação, que são uma excelente forma de adquirir e desenvolver as suas competências.
Obedece a ordens simples, diz adeus e bate palmas e a sua curiosidade é cada vez maior. Torna-se num pequeno explorador que mexe e tenta alcançar tudo o que se encontra no seu campo visual. Apesar disso, já não leva tudo à boca. Já compreende que há objetos que não deve morder.
É capaz de identificar um objeto num desenho e assinalá-lo. Compreende perguntas simples e gosta de sons ritmados por isso, adora brinquedos que fazem ruído ou produzem música.
Com um ano de idade, já ajuda a vestir-se, dando a mão ou o pé. Aproveite para lhe ensinar as diferentes partes do corpo. Incentive-o a repetir o que lhe vai dizendo. Gatinha com grande rapidez sobre as mãos e os joelhos ou sobre os quarto pés e pode começar a dar os primeiros passos ainda com apoio do adulto ou agarrado aos móveis.
É capaz de pôr um objeto sobre o outro e de equilibrar o peso do corpo num pé por uns instantes. Enquanto uns bebés iniciam cedo a estarem de pé sozinhos e a darem o seu primeiro passo, outros iniciam os passos antes de conseguirem manter-se sozinhos em pé.
O primeiro passo pode ser um desafio e exigir toda a concentração por parte da criança, pelo que a motivação dos pais é muito importante. Experimente colocar duas cadeiras lado a lado e vá aumentando a distância entre elas para que treine o equilíbrio e ganhe confiança.
LEIA TAMBÉM: O que faz o bebé mês a mês até aos 6 meses