A marca dinamarquesa Lego voltou a lançar a gama Lego DOTS, uma seleção de produtos destinados a crianças que gostam de artes, trabalhos manuais e de pôr as mãos “na massa”, com projetos do it yourself.
Segundo comunicado da marca, a gama Lego DOTS foi criada a pensar na “autoexpressão de cada criança”. Neste conjunto de produtos, que não ultrapassam os 40 euros cada, incluem-se um porta-canetas ou porta-chaves para serem construídos para os mais novos, de várias cores e tamanhos.
Um dos sets da Lego DOTS, o maior, inclui 700 peças, e tal como os outros destina-se a crianças maiores de 6 anos. Com todos eles podem ser construídas peças úteis e brinquedos mais criativos.
Estão também disponíveis quadros de mensagens em formato pequeno e grande onde as crianças podem escrever o que quiserem. Ambos incluem ganchos para pendurar na parede, elementos para fazer as molduras e um muitas de peças decorativas, cores e formas diferentes.
A Lego quer estimular e incentivar a criatividade das crianças, usando especialmente este projeto, lançado em 2020, que segundo a empresa, permite aos mais novos estimularem a sua criatividade. Os novos artigos convidam as crianças a dirigir as suas mensagens ao mundo sob a forma que elas quiserem, com ideias para diferentes tipos de letra e infinitas combinações de cores.
Em agosto de 2020, a Lego lançou também os Lego Braille Bricks, uma coleção que ajuda as crianças com deficiências visuais a desenvolverem algumas capacidades, como o “pensamento crítico e a resolução de problemas”, enquanto, simultaneamente, aprendem Braille.
A aprendizagem deste sistema de leitura para pessoas cegas ou com deficiências visuais acontece devido à posição dos pinos da parte superior das peças de Lego. Cada posição corresponde a uma determinada letra e número do alfabeto Braille.
11 de março 2022