A saúde mental das crianças beneficia de brincadeiras em grupo, com outras crianças, e quanto mais cedo melhor. É o que refere uma investigação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Crianças que são habituadas a brincar com outras, em grupo, até aos 3 anos, têm maior probabilidade de manter a sua saúde mental equilibrada em adultos.
O estudo, que refere ser o primeiro a estabelecer uma ligação entre saúde mental infantil e brincadeiras em grupo, demonstra também que os efeitos desta ação são logo sentidos quando as crianças começam os estudos primários.
Os investigadores apelam para o uso, e recomendam brincadeiras em grupo, como mais uma medida terapêutica, quando as crianças apresentam sinais de saúde mental débil.
Os investigadores analisaram dados de quase 1700 crianças, participantes num estudo australiano, entre os três e sete anos de idade. Perceberam que aqueles com melhor capacidade de brincar entre pares quando mais novos, mostraram menos sinais de saúde mental debilitada quatro anos mais tarde.
Pais e professores notaram menores sintomas de hiperatividade e problemas emocionais, nas crianças que foram incentivadas a brincar com os seus pares durante o ensino pré-escolar. Foi notória também a diminuição em termos de zangas e discussões entre os menores.
Segundo os investigadores, a ligação entre brincadeiras em grupo e a saúde mental persiste mesmo para as crianças em risco particular de problemas desta índole, ou aquelas com factores de risco adicionais, tais como pobreza.
Jenny Gibson, uma das autoras da investigação, refere que os dados recolhidos permitiram estabelecer esta ligação, porque “ao brincar com os outros, as crianças adquirem as competências para construir amizades fortes à medida que envelhecem e começam a escola. Mesmo que corram riscos de saúde mental precária, essas redes de amizade irão muitas vezes fazê-las ultrapassar a situação”.
14 de junho 2022