Todos já ouvimos falar em percentis e curvas de percentis/crescimento quando nos referimos ao crescimento das crianças. Mas o que são? O que representam em termos de saúde das nossas crianças? Porque dão os profissionais tanta importância ao percentil?
A avaliação do crescimento nas crianças tem como principal objetivo diagnosticar e prevenir patologias e perturbações nutricionais que acarretem problemas à criança.
Na avaliação da saúde e bem-estar da criança, as medidas de crescimento, e respetivas curvas, são uma das principais ferramentas utilizadas pelos profissionais de saúde.
O que é o percentil ou os percentis?Um percentil é uma medida estatística e representa cada uma das partes de 100 partes iguais de um conjunto.
Os percentis, permitem a comparação do crescimento de uma criança com a média, e comparar também o seu próprio crescimento. Permite também ver se há equilíbrio entre as várias medidas da criança.
Por exemplo, se uma criança no peso se encontra no percentil 15, significa que em 100 crianças saudáveis com a mesma idade e género, 74 são mais pesadas e 15 são mais leves que essa criança.
Um percentil avaliado sozinho por si só tem pouco significado.
O que são as curvas de crescimento/percentis e qual a sua importância?
São curvas padrão, construídas com informação de diferentes populações, referentes a determinados parâmetros de desenvolvimento da criança (altura/comprimento, peso, perímetro cefálico, etc). São importantes pois são um instrumento para controlar e avaliar o crescimento das crianças e adolescentes (0 a 19 anos). Como são construídas baseando-se em populações diferentes, podem ser usadas independente da origem étnica, situação socioeconômica ou tipo de alimentação.
Permitem então, como referido anteriormente, detetar alterações precocemente, e permite prevenir outras, como a obesidade.
Um crescimento dentro do considerado normal não exclui que a criança tenha algum problema. Mas, caso este crescimento não seja normal, pode permitir detetar alguma alteração precocemente.
Daí ser tão importante, nas consultas de saúde infantil monitorizar, entre outras coisas, o peso e altura. Essas medidas devem ser registadas nos respetivos gráficos avaliando a sua posição nas curvas, mas principalmente a evolução da sua posição ao longo do tempo e a relação entre estas duas medidas.
Existe a ideia que o percentil 50 é o crescimento normal e que abaixo desse valor a crianças não estará a crescer devidamente. Mas tal não corresponde à verdade. Em todas as curvas de percentil, incluindo no 3, a criança pode ter valores normais para ela própria. Apenas acima ou abaixo do que é mais frequente para a sua idade e género.
É muito importante verificar se há equilíbrio entre as várias curvas da criança. Por exemplo se a criança está no percentil 75 do peso, mas no de 3 da altura, pode significar que ela tem excesso de peso.
Outra situação que os profissionais estão atentos é se, em determinado parâmetro, há subida ou descida de percentil. Mas atenção, pequenas alterações são normais ao longo do processo de crescimento.
Quais as curvas utilizadas atualmente?
As medidas são feitas nas consultas de rotina, e apontadas nos referidos gráficos:
- Comprimento/altura – do nascimento aos 5 anos; (Peso – do nascimento aos 5 anos;
- Índice de Massa Corporal – do nascimento aos 5 anos;
- Perímetro cefálico – do nascimento aos 2 anos;
- Altura – dos 5 aos 19 anos;
- Peso – dos 5 aos 10 anos;
- Índice de Massa Corporal – dos 5 aos 19 anos.
Altura/comprimento
As crianças devem ser medidas contra uma superfície horizontal e firme, ou vertical com uma superfície perpendicular em cada topo.
O comprimento é medido nas crianças com menos de 2 anos, deitadas. A altura/estatura é medida em crianças com mais de 2 anos, na posição de pé.
Peso
Deve ser medido em balança calibrada previamente, com a criança sem fralda. As crianças mais velhas, podem ser pesadas de pé, sem sapatos, com pouco roupa exterior ou só de roupa interior.
IMC (Índice de massa corporal) por idade
Refere-se à relação entre o peso e altura da criança. É uma das ferramentas utilizadas para avaliar a obesidade em adultos e crianças maiores de 2 anos.
É calculada da seguinte forma:
- IMC = peso (kg)/ altura (metros)2
- O IMC varia, por exemplo, com a idade e género, pelo que são usados os percentis de IMC.
Uma criança com IMC acima do percentil 85 está em excesso de peso e acima do percentil 95 é obesa. Se uma criança tem um IMC no percentil abaixo de 5, é considerado que está abaixo do peso, devendo ser pesquisadas alterações nutricionais.
Curva peso/altura
Tal como o IMC esta relação também nos permite avaliar a adiposidade.
Perímetro cefálico
Esta medida é realizada da nascença até aos 3 anos pois este é o período de maior crescimento cerebral. O seu valor deve ser registado na curva respetiva para avaliar a evolução do perímetro, podendo ajudar a detetar uma microcefalia (quando o perímetro é inferior ao normal) ou macrocefalia (superior ao normal).
Caso tenha alguma dúvida acerca do desenvolvimento do seu filho, deve falar com o seu médico e esclarecer-se. O desenvolvimento não se dá da mesma forma em todas as crianças, incluindo nas crianças saudáveis