A diversificação alimentar é uma etapa fundamental do desenvolvimento e que contribuiu para que a criança adquira bons hábitos alimentares e desenvolva as suas competências sociais, ao integrar o ritual das refeições em família. A criança interage cada vez com o mundo que a rodeia, a curiosidade pela exploração aumenta e sua a integração nas rotinas familiares só reforça os seus sentimentos de segurança e pertença.
Assim que a criança demonstre interesse em pegar nos alimentos, deverá ser incentivada a fazê-lo. Comer com as mãos permite ao bebé desenvolver as suas capacidades motoras, ao mesmo tempo que se torna mais independente e autónomo. Está a um passo de se interessar pelos talheres e a iniciar mais uma fase de aprendizagem.
Também as texturas e a densidade da alimentação contribui para a aprendizagem e desenvolvimento físico da criança. Depois dos 6 meses, a criança não deve ser alimentada exclusivamente à base de sopas e purés.
O aparecimento dos dentes e as estruturas da fala são extremamente beneficiadas com os movimentos dos maxilares e da língua (mastigação) e com a coordenação entre a respiração e a deglutição. No caso de neofobia alimentar (relutância da criança em aceitar novos sabores), os pais podem usar algumas estratégias:
- Consumir e encorajar os seus filhos a ingerir alimentos diversificados e saudáveis.
- Defender a amamentação natural prolongada.
- Ser persistentes na apresentação de alimentos, ainda que rejeitados pelo bebé no início da diversificação alimentar.
- Variar os sabores e texturas dos alimentos no decorrer do processo de diversificação alimentar.
Entre os 6 e os 12 meses de idade, a criança desenvolve-se a um ritmo alucinante. Passa de um ser completamente dependente, a um ser autónomo, com gostos e preferências próprias, mobilidade, com todas as estruturas físicas desenvolvidas e amadurecidas e intelectualmente ativo.
Os alimentos, e todo o ritual associado às refeições, são uma alavanca para a aquisição de uma série de novas competências que devem ser apoiadas de acordo com a etapa de desenvolvimento da criança.
As tarefas vão-se complexificando e os desafios aumentam. É o estimulo necessário para aprender e para se adaptar ao mundo.