Quando a criança começa a gatinhar ou a andar, os cuidados e a proteção de janelas, escadas, varandas ou terraços devem ser redobrados.
O acesso a janelas, escadas, varandas e terraços deve ser protegido, limitado e restringido o mais possível uma vez que a criança não tem a noção do perigo. A vigilância do adulto deve ser apertada e responsável por forma a impedir que a criança brinque perto de locais potencialmente perigosos.
Medidas preventivas que ajudam a equipar os espaços com segurança e a limitar a ocorrência de acidentes:
- As varandas ou terraços com grades ou com outro tipo de acabamento que permita à criança passar a cabeça ou o corpo, devem ser revestidos com uma rede ou outro bloqueador específico. Deve assegurar-se que o material está posto convenientemente e que a criança não terá meios de o tirar nem forma para trepar e saltar para o exterior.
- Nunca deixe nenhum objeto nas varandas ou terraços que a criança possa utilizar como apoio para subir.
- Não permita que a criança se debruce nas janelas, varandas ou terraços mesmo quando acompanhada por um adulto. Os comportamentos de segurança devem ser conversados e incutidos na criança desde os primeiros tempos.
- Se as varandas ou terraços tiverem uma proteção baixa, deverá ser aumentada até uma altura segura de modo a que a criança não a consiga trepar e saltar para o exterior.
- No caso das janelas (com ou sem acesso a varandas ou terraços), deverá colocar uma corrente de segurança que impeçam que sejam abertas para além dos 15-20 cm.
- Se tiver escadas dentro de casa, deve colocar portas ou cancelas de proteção em cada uma das extremidade das escadas e mantê-las sempre bloqueadas com o fecho. Garanta que a criança não tem forma de trepar.
- Não permita que a criança abra a porta de casa sem estar devidamente acompanhada por um adulto. O mesmo conselho é válido quando tem de frequentar os espaços comuns do prédio, como escadas, elevadores ou a garagem.
- Se tiver portas com vidro em casa, proteja-as. Evite estilhaços aplicando uma película transparente. Caso parta, os fragmentos de vidro não se espalham tão facilmente e previne o perigo de a criança se cortar ou de os levar à boca.