Na hora de brincar, há alguns cuidados que deve ter para garantir que o seu bebé se diverte em segurança:
- Não permita que o bebé brinque com brinquedos dos irmãos ou de crianças mais velhas. Existe sempre a possibilidade de alguma peça se soltar e de o bebé a engolir ou enfiar no nariz.
- Converse sobre os perigos e responsabilize as crianças mais velhas sobre os cuidados que devem ter ao brincar ou ao oferecer um brinquedo a um bebé. Explique porque existem brinquedos diferentes e adaptados a cada fase de crescimento.
- Guarde num local fechado todos os brinquedos de pequeno porte e que podem ser facilmente engolidos.
- Após as brincadeiras, ensine os seus filhos a guardar todos os brinquedos e a não deixar nada espalhado pela casa. Peças soltas podem provocar quedas ou serem encontradas pelas crianças mais pequenas.
- Tenha atenção à composição de tintas, guaches, plasticinas e outros materiais que oferece aos seus filhos para brincar. Confirme na etiqueta se estão de acordo e respeitam as normas europeias de segurança.
- Quando comprar um brinquedo, deite fora os saquinhos de plástico, agrafos ou elásticos. Este tipo de materiais não devem ficar esquecidos nem à disposição das crianças mais pequenas.
- Mantenha os brinquedos guardados num local acessível (como num cesto). Não permita que a criança suba para uma cadeira ou outro objeto para tentar chegar a um objeto guardado num armário, numa gaveta ou numa prateleira.
- Lave frequentemente os peluches e outras mascotes da criança. Nunca se sabe por onde andaram e são uma fonte de pó e de microrganismos.
- Faça uma vistoria regular ao estado dos brinquedos. Se estiverem descosidos, com peças soltas ou estragados, deite-os fora.