As atividades extra curriculares proporcionam o desenvolvimento de novos centros de interesse e são uma oportunidade para a criança se relacionar com outras crianças, interagir com novos ambientes e ocupar os tempos livres de forma ativa e estimulante.
Ocupar parte dos tempos livres com uma atividade a que a criança goste de se dedicar é uma forma de circular por vários grupos partilhando novas experiências e contactando com realidades diversas do circulo de relações familiar e escolar. Tudo isso contribui para construir novas imagens do mundo e perceber que existem várias realidades e formas de fazer a mesma coisa.
Algumas vantagens das atividades extra curriculares:
- As atividades extra curriculares proporcionam viver tempo de qualidade em família e a solidificação da relação pais/filhos.
- Conhecer outras pessoas, pares e ambientes alarga os horizontes da criança, reforça a auto-estima e o auto-conhecimento, trabalha as competências sociais e desenvolve ferramentas pessoais de adaptação a novas circunstâncias.
- Ter interesses diversos estimula a vontade de conhecer, explorar e desenvolver na criança uma atitude curiosa e pró-ativa.
- Passar o fim de semana a brincar sozinha ou em frente à televisão não contribui, certamente, para o seu desenvolvimento intelectual, cognitivo, ou social.
- Incentivar a prática de uma atividade física é muito positivo para aliviar tensões, para que a criança se possa divertir, crescer emocionalmente equilibrada e com boa saúde.
- Envolver a criança desde cedo numa atividade extra curricular pode ser a descoberta de uma vocação profissional futura.
Experimente fazer algumas atividades em conjunto, sugerir ou inscrever o seu filho em aulas de teste. Desta forma, consegue perceber os reais interesses, o perfil e as inclinações naturais da criança e inscrevê-la numa atividade que seja realmente motivante.