A dor e conselhos para a aliviar
O que é a dor?
A dor é uma experiência pessoal, multidimensional,e desagradável, que varia muito no modo como é percebida e tolerada por cada pessoa. Não existem indicadores específicos para a dor, pelo que é complicado expressar e definir esta condição. Para as crianças é, normalmente, ainda mais difícil expressar ou explicar a dor sentida.
Como se mede a dor na criança?
O comportamento geral da criança, as suas expressões faciais, resposta corporal e frequência e intensidade do choro fornecem algumas pistas. Pode ser ainda pedido à criança que classifiquem a sua dor numa escala visual de 0 a 10 onde cada patamar da dor está associado a uma imagem. A criança escolhe a imagem que melhor reflete o que está a sentir.
- 0 – sem dor
- 1 / 2 – dor leve
- 3 / 5 – dor moderada
- 6 / 7 – dor intensa
- 8 / 10 – dor severa, insuportável
Conselhos para aliviar a dor:
Consoante o tipo de dor, pode:
- Aplicar gelo durante 15 minutos em cada hora, se existir inchaço.
- Aplicar calor húmido durante 20 minutos em cada hora, se não existe inchaço.
- Colocar uma almofada por baixo da zona dolorosa.
- Administrar um analgésico, respeitando as doses recomendadas para o peso da criança e o intervalo mínimo entre cada toma.
- Utilizar métodos psicológicos de distração para aliviar a dor (fazer uma atividade com a criança como brincar, jogar um jogo, contar uma história, entre outras).
- Gerir os estímulos ambientais e utilizar medidas de conforto de maneira a reduzir o stress da criança.
As crianças podem ter dificuldade em falar ou expressar a dor que sentem. As crianças diferem na forma como respondem a eventos dolorosos.
Aos fatores de variabilidade individual somam‐se os fatores relacionados com o contexto da dor, pelo que a avaliação deve ser sempre multifacetada.
Informe-se sempre junto do seu médico para avaliar a melhor solução para a dor do seu filho.
Bibliografia consultada: Direção-Geral da Saúde. Orientações técnicas sobre a avaliação da dor na criança [consulta online 1 dezembro 2013]